São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assunto antes do debate, Garotinho é esquecido na TV

EM SÃO PAULO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os polêmicos apoios recebidos por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin -especialmente o dado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) ao tucano- dominaram as conversas antes do debate de ontem. Na hora do confronto, no entanto, o assunto não foi mencionado pelos candidatos.
Preocupado com a repercussão negativa, o comando da candidatura de Alckmin procurou minimizar a declaração de voto de Garotinho.
"Ele [Garotinho] nunca foi do nosso grupo, nunca foi nosso aliado, pertence a um partido que nem sei qual é", disse o senador Sergio Guerra (PSDB-PE), coordenador da campanha tucana. "Garotinho não tem nada a ver conosco. Diferente dos apoiadores do Lula como [o ex-governador] Newton Cardoso e [o deputado] Jader Barbalho, que sempre fizeram parte do grupo do presidente."
O petista, em reuniões ontem à tarde com seu marqueteiro, João Santana, foi orientado a bater duro na tecla da ética, mencionando com destaque o apoio dado por Garotinho a seu adversário. Antes de iniciado o debate, o governador eleito da Bahia, Jacques Wagner, disse que a expectativa da campanha é crescer no Rio em razão do "efeito Garotinho".
"É preciso medir direito as conseqüências das alianças. O movimento do candidato Alckmin no Rio não foi nada positiva para ele", disse Wagner, estrela da eleição após conseguir uma vitória surpreendente sobre o governador Paulo Souto (PFL).
A campanha petista calcula que, além do Rio, ainda poderá crescer na região Nordeste para compensar o crescimento de Alckmin no Sul e no Sudeste. "No meu Estado, partidos como PP e PL, que estavam no palanque do meu adversário no primeiro turno, tinham um constrangimento para apoiar Lula. Isso agora acabou", declarou Wagner. A meta é elevar o percentual de votos obtido por Lula dos 67% obtidos no primeiro turno para algo próximo de 80%.
(FÁBIO ZANINI, MALU DELGADO, CATIA SEABRA, FABIANE LEITE)


Texto Anterior: Eleições 2006 / Artigo: Candidatos pareciam casal em crise
Próximo Texto: Eleições 2006 / Debate: PSDB vê corrupção mal explicada; PT, falta de propostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.