São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-ELEIÇÃO
Licenciado fala sobre ajuste fiscal
Covas diz não ter o que cortar em SP

da Reportagem Local

O governador licenciado de São Paulo, Mário Covas, disse ontem esperar que o ajuste fiscal proposto pelo governo federal não coloque o peso nas costas dos Estados.
"O governo federal tem lá seus problemas, mas não acho razoável que novamente os Estados, pelo menos os que acertaram suas contas, tenham que arcar novamente com uma parte considerável desse ajuste", comentou.
Ele afirmou, mais uma vez, que fez uma administração "austera" em São Paulo, procurando colocar as contas públicas em ordem e disse São Paulo está no seu "limite" de corte de despesas.
"Se me pedirem para fazer mais redução de despesas, não sei de onde vou tirar. Estamos no limite, só se a partir de agora começarmos a mandar policiais, professores e o pessoal da saúde para a rua", afirmou.
Ele defendeu que o ajuste fiscal seja feito em conjunto pela União, Estados e Municípios.
Covas traçou um cenário não muito otimista para 1999 e disse que o próximo governador de São Paulo terá uma gestão "mais difícil". Ele disputa a reeleição.
O Orçamento para 1999 mandado pelo governo paulista, que agora está sob o comando do vice-governador Geraldo Alckmin, prevê cortes nas áreas sociais.
Segundo a previsão, a próxima gestão terá R$ 15,5 bilhões para gastar nesses setores, R$ 611 milhões a menos que as despesas de 1998. "Tivemos que mandar um Orçamento com redução dos gastos com investimentos. Foi um Orçamento modesto", reconheceu o governador licenciado.
Ele disse que não viu a entrevista dada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso anteontem à noite à Rede Globo, na qual o presidente falou sobre ajuste fiscal.
Mas fez um comentário com um ponta de ironia. "Me disseram que o presidente fez uma ressalva à conduta de São Paulo, dizendo que nós fizemos o ajuste fiscal. E nós fizemos mesmo. Fizemos o ajuste fiscal".
(PATRÍCIA ANDRADE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.