São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arraes diz que problema é de seu sucessor

da Agência Folha, em Recife

O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), tentou esquivar-se de comentar os conflitos envolvendo os sem-terra, afirmando ontem que "isso é um problema a ser enfrentado pelo próximo governo" (de Jarbas Vasconcelos, PMDB, governador eleito do Estado).
Nos quase três meses que faltam para seu sucessor assumir o cargo, em janeiro do ano que vem, Arraes disse que não permitirá o uso da violência e de armas. "É uma questão de cumprimento da lei", afirmou.
A orientação do governo de Pernambuco até ontem era que a PM evitasse conflitos com os sem-terra, tentando resolver os problemas por meio de negociação.
Desde o agravamento da seca, em maio passado, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) já organizou 35 saques no Estado.

Reação
O coordenador estadual do movimento, Jaime Amorim, disse que os sem-terra irão reagir à bala a possíveis ataques de supostos pistoleiros contratados por proprietários rurais.
O próximo governador, Jarbas Vasconcelos, já afirmou que vai tratar os saques como "perturbação da ordem pública" e que não irá tolerar "anarquia". Ontem, Vasconcelos estava viajando pelo interior.
Amorim disse que os saques irão continuar, independente de quem seja o governador e de uma eventual repressão.
Ontem, ao falar com a imprensa pela primeira vez desde a eleição, Arraes criticou a política econômica e social do governo federal, afirmando que ela está gerando uma "maré de descontentamento" no país.
Na opinião de Arraes, essa "maré" vai manifestar-se de muitas formas. "Uma dessas formas será a violência. E só com polícia não será possível conter o descontentamento, causado principalmente pela ausência de condições de trabalho e de sobrevivência", disse o governador.
Arraes criticou também o tratamento dado pelo governo federal ao problema da seca. "A seca foi tratada como no passado e até com mais deficiência", disse ele.
(VANDECK SANTIAGO)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.