São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e Morales se encontram para discutir a crise do gás

Reunião com presidente boliviano tratará também de investimentos da Petrobras

Antes presença duvidosa na Cúpula Ibero-Americana, em Santiago, Hugo Chávez agora afirma que chegará ao evento num caça russo

RODRIGO RÖTZSCH
ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião bilateral com seu colega boliviano, Evo Morales, em Santiago do Chile, onde acontece a 17ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.
Lula e Morales se reúnem hoje às 18h45 (19h45 de Brasília) para discutir a crise do abastecimento de gás no Brasil e os investimentos da Petrobras na Bolívia. Será a principal das reuniões bilaterais que o brasileiro terá. Além de Morales, ele se encontrará hoje com Nicanor Duarte Frutos (Paraguai) e com a anfitriã Michele Bachelet. Amanhã, se reunirá com o presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates.
Lula também terá reuniões com o secretário-geral ibero-americano Enrique Iglesias e com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno.
Lula chegou a Santiago às 19h20 (20h20 de Brasília). Depois participou da cerimônia de inauguração da cúpula, que tem como tema a coesão social, no Clube Hípico de Santiago. Hoje e amanhã ocorrem as reuniões entre os presidentes. Ao fim do evento, será divulgada a Declaração de Santiago.
Em artigo incluído no livro "Desenvolvimento e Inclusão Social: única porta ao futuro", distribuído à imprensa, Lula defende os biocombustíveis como instrumento de inclusão social e critica o protecionismo comercial. Mas não cita a União Européia, com quem os países em desenvolvimento tem as maiores diferenças comerciais, e que tem Espanha e Portugal como representantes no evento. "Os biocombustíveis têm grande potencial na geração de empregos e renda, contribuindo para evitar o êxodo rural e os grandes movimentos migratórios internacionais", escreveu.
"Mas a promessa internacional do etanol e do biodiesel não se cumprirá num ambiente internacional marcado pelo protecionismo. O comércio mundial pode ser um grande instrumento de distribuição mais eqüitativa da renda mundial", concluiu o presidente. Em 2006, Lula faltou à Cúpula Ibero-Americana de Montevidéu.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou no fim da tarde que irá a Santiago. Chávez era esperado ontem e o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, chegou a dizer que o colega não viria ao Chile. "Vou para o Chile num Sukhoi [caça russo], em 15 minutos", disse Chávez ao ser questionado em entrevista se havia cancelado sua participação. Felipe Calderón não vai ao encontro em razão das inundações no México.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Caso Cacciola: STJ nega pedido de ex-banqueiro por pena menor
Próximo Texto: Direitos humanos: Conselho denunciará PM de Goiás à ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.