São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radialista se destaca na disputa em Salvador

Raimundo Varela é o mais citado, mas está em empate técnico com adversários

É a primeira vez nos últimos 50 anos que uma eleição na capital baiana não terá a influência do senador Antonio Carlos Magalhães

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um radialista que nunca disputou uma eleição é o mais citado na disputa pela Prefeitura de Salvador (BA). Raimundo Varela (PRB), 60, aparece à frente nos quatro cenários estimulados apresentados pelo Datafolha a 416 moradores da cidade, mas em empate técnico com outros candidatos, já que a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
É a primeira vez nos últimos 50 anos que uma eleição na capital baiana não terá a influência do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).
No principal cenário, Varela está com 19%, seguido pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), com 16%, pelo deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), com 15%, e pelos ex-prefeitos Antonio Imbassahy (PSDB) e Lídice da Mata (PSB), com 12% e 9%, respectivamente. Completam a lista o deputado federal Nelson Pellegrino (PT), com 3%, e a vereadora Olívia Santana (PC do B), com 1% das intenções. Outros 17% pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum, e 8% ainda não têm candidato.
Presença constante no rádio e na televisão nos últimos 30 anos, Varela tem 20% das intenções de voto no segundo cenário -quando há a troca de candidato do PT. A seguir aparecem o prefeito João Henrique Carneiro e ACM Neto, ambos com 15%. Depois, pela ordem, surgem Antonio Imbassahy (13%), Lídice da Mata (9%), Olívia Santana (2%) e Walter Pinheiro (PT), com 1%.
Os nomes apresentados pelo instituto aos eleitores foram sugeridos pelos próprios partidos. Neste cenário, 16% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato.
Sem a presença do deputado ACM Neto na disputa, o ex-prefeito Imbassahy é beneficiado. O radialista Raimundo Varela mantém a dianteira com 21%, seguido pelo prefeito João Henrique Carneiro, com 17%, e Antonio Imbassahy (16%). Lídice da Mata tem 10%, Nelson Pellegrino tem 4% e Olívia Santana aparece com 3%. No cenário, 19% dos eleitores disseram que votariam em branco ou nulo e 10% não tinham candidato.
Com o deputado José Carlos Aleluia (DEM) no lugar de ACM Neto, Raimundo Varela atinge o seu maior percentual: 22%. Depois, empatados, estão João Henrique e Antonio Imbassahy, com 17%. A ex-prefeita Lídice da Mata tem 9%, seguida por Olívia Santana (2%) e por José Carlos Aleluia e Walter Pinheiro (1% cada um).
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos eventuais candidatos não são apresentados aos eleitores, Varela fica em último lugar entre os citados. Na liderança fica o prefeito João Henrique, com 9%. Depois, empatados, aparecem Imbassahy e ACM Neto, com 4% cada um. Varela tem 2% das intenções de voto. Lídice da Mata, Olívia Santana, Walter Pinheiro e Nelson Pellegrino não chegaram a 1%, enquanto 17% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum deles.


Texto Anterior: Crivella, Frossard e Montes aparecem empatados no Rio
Próximo Texto: Em Porto Alegre, Fogaça e Olívio Dutra disputam liderança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.