São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura do PT limpa ruas de favela de Recife para receber Lula

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Garis da Prefeitura de Recife, administrada pelo PT, limparam ontem o trecho de areia onde estão os barracos erguidos sobre palafitas, na comunidade Brasília Teimosa, que serão visitados hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parte de seu ministério.
O lixo que estava acumulado, como constatou a reportagem na terça-feira, foi retirado. A operação poderá ser repetida hoje, antes da chegada do presidente, caso a maré traga mais detritos para aquele trecho da orla.
O desembarque da comitiva presidencial, vinda de Teresina (PI), na capital pernambucana está previsto para as 16h30 (17h30 em Brasília). Lula seguirá diretamente para a comunidade de Brasília Teimosa, a quatro quilômetros do aeroporto, onde se localizam palafitas.
Beneficiados pela maré baixa no horário, o presidente e os ministros poderão caminhar pela areia. Em alguns momentos, deverão ser obrigados a passar entre os barracos para desviar de algumas poças de água do mar.

Ondas
O grupo estará protegido das ondas por um muro construído há anos para tentar conter o avanço do mar.
Essa barreira só não é eficiente entre agosto e outubro, quando ondas de até 2,5 metros a ultrapassam e atingem parte dos 561 barracos da favela.
Segundo o Conselho de Moradores de Brasília Teimosa, em média cem casas são afetadas todos os anos durante o período de ressaca. Dessas moradias, cerca de dez desabam.
A falta de moradia e de saneamento é considerado o maior problema na comunidade. Os moradores acham que a situação será resolvida com a chegada de Lula, apesar de a visita do presidente ter por objetivo promover o programa Fome Zero.
Na favela, não há água encanada. A energia elétrica vem de ligações clandestinas e o esgoto escorre a céu aberto, sobre a areia.
A maioria dos moradores das palafitas trabalha com a pesca artesanal e em serviços domésticos.


Texto Anterior: Em Itinga, população vive de projetos sociais
Próximo Texto: Conselho social inclui Abílio Diniz e Tostão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.