São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem definir metas, nova equipe da reforma agrária quer mais diálogo

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
SÉRGIO DURAN
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Sem meta definida para novos assentamentos de sem-terra, a nova equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário decidiu apostar no diálogo, coisa que afirma ter faltado no governo Fernando Henrique Cardoso. Ênfase no diálogo com os movimentos sociais e na agricultura familiar marcaram os discursos da apresentação dos colaboradores do ministro Miguel Rossetto.
Com a presença maciça dos movimentos sociais, capitaneados por MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Liga Campesina, Rossetto apresentou o novo presidente do Incra, Marcelo Resende.
A primeira versão do programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha previa assentamento de 500 mil famílias em quatro anos. No texto final, os números foram retirados, e ainda não há nova meta.
Em seu discurso, Resende, ligado à CPT, disse que é possível cumprir o "compromisso político" do governo com a reforma agrária "com respeito à propriedade rural que cumpre a função social". Rossetto, com boas relações com o MST, anunciou que agora o Incra será o único responsável pela reforma agrária.
A Secretaria da Reforma Agrária se transformou em Reestruturação Fundiária e terá como foco políticas alternativas de acesso à terra, como crédito bancário, sob o comando de Eugênio Peixoto, indicado pela Contag.
Outra novidade é a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, que tenta priorizar políticas regionais de desenvolvimento. O titular será José Humberto Oliveira -indicação da Contag. Também foram apresentados Valter Bianchini (secretário de Agricultura Familiar) e Carlos Mario Guedes (assessor especial do ministro).


Texto Anterior: Questão agrária: MST faz primeira invasão no governo Lula
Próximo Texto: Orçamento é limitador, diz Resende
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.