São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

D. Geraldo será nomeado arcebispo de Salvador

da Agência Folha, em Londrina

O ex-arcebispo de Londrina d. Geraldo Agnelo Majella, 65, será nomeado na próxima quarta-feira arcebispo de Salvador (BA). Majella, que ocupa desde 1992 o cargo secretário da Congregação para o Culto Divino no Vaticano, será oficializado no cargo às 7h (horário do Vaticano).
O cargo é o principal dentro da hierarquia da Igreja Católica no Brasil e deverá levar o arcebispo a ser nomeado cardeal, com direito a votar e ser votado para a escolha de um novo papa.
Nascido em 19 de outubro de 1933, Majella foi eleito bispo em maio de 1978, assumindo a diocese de Toledo (oeste do Paraná).
Nomeado arcebispo de Londrina (norte do Paraná) em 1983, ele ficou no cargo até janeiro de 1992, quando foi transferido para assumir a Congregação do Culto Divino no Vaticano. De temperamento calmo, Majella tem livre trânsito entre as alas conservadoras e progressistas no Brasil.
Segundo o monsenhor Bernardo Gafá, 59, ex-assessor de Majella, foi esse "temperamento" que o levou a ascender rapidamente dentro da hierarquia da Igreja Católica.
Ontem, por telefone do Vaticano, Majella não quis confirmar sua nomeação. De acordo com Gafá, isso se deu "pela sensibilidade do Vaticano com relação a vazamentos de informações na imprensa".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.