São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preocupação com evasão de fiéis leva papa a Aparecida

DA AGÊNCIA FOLHA, EM INDAIATUBA

A preocupação com a evasão de fiéis da Igreja Católica brasileira e da América Latina foi um dos principais motivos para que o papa Bento 16 decidisse, no ano passado, visitar o Santuário de Aparecida, no interior paulista, onde participará da 5ª Conferência Geral de Aparecida, em maio de 2007.
"O papa também ficou muito impressionado com essa evasão. Quando fomos conversar com ele sobre a 5ª Conferência, tivemos a impressão de que ele ficou muito preocupado com o Brasil, por ser o maior país católico do mundo e hoje ter só 68% do povo católico e essa evasão não estancou", disse o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.
Segundo pesquisas divulgadas pela CNBB, o número de brasileiros que se declaram católicos, nos últimos 20 anos, diminuiu, em média, 1% ao ano .
"São notícias preocupantes e ele [o papa] decidiu fazer a conferência. Nem tínhamos pensado em Aparecida. Foi ele quem decidiu fazer lá", disse Hummes. A CNBB apresentou ontem livros com análises da evasão de católicos e de fiéis de outras religiões. O tema da mobilidade religiosa será retomado neste ano. (MS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cúpula tucana decide endurecer contra presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.