São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

A proposta

Na agenda do "Financial Times", Lula chega quinta a Teerã. Na manchete do "Tehran Times" de ontem, ele e o primeiro-ministro turco "vão discutir proposta de troca de combustível no Irã". No texto, "segundo fontes diplomáticas, Brasil e Turquia desenharam uma proposta conjunta" para troca sob supervisão da agência internacional de energia, na fronteira turco-iraniana. Ao longo do domingo, o chefe da agência de energia do Irã declarou que já estuda as "condições" dadas, mas cobra "garantias concretas" para o acordo. A manchete do "Tehran Times" e as declarações da agência ecoaram na China, via Xinhua.
Em Israel, a home do "Yediot Ahronot" destacava ontem que Lula afirmou ao "El País" que "vai tentar tudo nas negociações", "todas as opções".

SOB ATAQUE
tehrantimes.com
Lula e Recep Erdogan, no jornal em inglês do Irã

A mídia nos EUA e na Europa elevou ainda mais o tom contra Lula. Na "Newsweek", o correspondente jogou no título o adjetivo "rogue", algo como "tratante", e apontou "oportunismo", ouvindo Luiz Lampreia, ex-chanceler de FHC. O venezuelano Moisés Naím, que saiu da "Foreign Policy", escreve no "El País" que Lula é "mau" e "pouco generoso" com FHC -e até "feio", por apoiar "déspotas". No Huffington Post, o ex-secretário assistente de Estado Bernard Aronson pôs Lula no "mais baixo denominador comum diplomático, como a China".
Na "Der Spiegel", já traduzida no UOL, um ex-diretor do ministério de defesa da Alemanha vai além e insinua que Lula "está desenvolvendo a bomba".

ISRAEL TAMBÉM
FP/bbc.co.uk

Via israelense "Haaretz" e iraniano PressTV, com foto de Dimona (esq.), a AP deu que a agência de energia da ONU pôs Israel na pauta, afinal. No "Washington Post", "Postura de Israel complica esforço contra Irã" por expor EUA

GLOBAL
elpais.com

Na capa do "El País" (dir.), "É preciso mudar a ONU. Do jeito que está não vai servir para o governo global". O longo perfil/entrevista escrito por Juan Luis Cebrián, presidente do grupo Prisa, que edita o jornal, sob os enunciados internos "Lula: o Carnaval e não a guerra" e "Um socialismo do sentido comum", começa comparando Lula a Sancho Pança, como elogio, e termina afirmando que ele deixa o governo em dezembro para ser lembrado como Abraham Lincoln e Nelson Mandela.
Por aqui, UOL e Folha Online destacaram que "Não há chance de PT perder, afirma Lula a jornal espanhol".

ELDORADO
point.fr

Na capa da revista francesa "Le Point" desta semana, um especial de 21 páginas sobre o Brasil, "O novo Eldorado", com perfis de Lula e Eike Batista, o novo cotidiano no morro Santa Marta, no Rio, mais uma entrevista com o cineasta de "Mondovino", há cinco anos morando no país

O MOMENTO
hehindu.com


O indiano "The Hindu" destacou no alto da página de opinião, ao lado dos editoriais, o artigo "Lula e o momento brasileiro", do diplomata e acadêmico chileno Jorge Heine. Ecoa a "Time", lembra FHC, elogia Celso Amorim e fecha dizendo que "Lula liderou o Brasil na afirmação de sua autonomia e independência, dando suas próprias condições para lidar com a ordem mundial em mudança. Ele é o melhor exemplo do poder da ação e da iniciativa na política externa".
Na mesma direção, do indiano "Hindustan Times" ao chinês "Diário do Povo", noticiou-se a entrega a Lula do título "Campeão Global na Batalha contra a Fome", hoje, pelo programa da ONU para alimentação.

"DE PONTA-CABEÇA"

O "Jornal Nacional" não deu na escalada, ao contrário de "SBT Brasil" e demais, o socorro do Brasil à Grécia. Por outro lado, longo perfil de Nouriel Roubini, sábado no "Financial Times", sublinhou o alerta para que europeus e "até os EUA" aprendam com Brasil e outros como lidar com crise de dívida. Os antigos "pupilos" têm hoje melhor relação dívida/PIB do que os "professores".

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Foco: Com deputado vilão, "Tropa de Elite 2" tem pedido para gravar na Câmara vetado
Próximo Texto: Julgamento põe em risco hospitais e centros de ciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.