São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Fiel à camisa
José Dirceu entrou com os dois pés no Senado pedindo votos para o salário mínimo. "Não sou do tipo que faz gol contra para o técnico cair", afirmou a um parlamentar. O time que busca a aprovação dos R$ 260 é dirigido por Aldo Rebelo.

Por exclusão
Nas conversas com senadores, Dirceu voltou a dizer que ninguém deve apostar em rompimento seu com o ministro da Fazenda. "Mas é com o Palocci que eu não brigo", ressalvou. Sobre Aldo, nada a declarar.

A dedo
O Planalto ficou intrigado com a escolha de Cesar Borges para relatar o mínimo. Sarney tinha outras opções. O senador é pré-candidato a prefeito de Salvador. A indicação dificulta eventual entendimento com o PFL.

Hora de assoprar
Em almoço ontem com os líderes aliados, Lula disse que vai conversar com ACM. De aliado, o senador tornou-se crítico ferrenho e adversário dos R$ 260.

Para registro
O 1º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos, tucano até agora alinhado ao governo, aposta que o salário mínimo não passa: "A Câmara votou como quer o governo. O Senado votará como quer o povo".

Pé-de-moleque
O convite enviado a ministros para o "Arraial do Torto", no próximo sábado, traz a foto de Lula e Marisa de mãos dadas, vestidos à moda junina: ela de vestidinho, ele de camisa azul xadrez. O texto informa o que cada um deve levar para a festa.

Sem luxos
O ministro Guido Mantega diz que só se dirigiu à sala VIP de seminário realizado em Brasília porque os organizadores o levaram ao local. Acrescenta que, ao notar que não havia ninguém na sala, foi para a platéia, onde aguardou sua vez de falar.

Básico ou opcional
"Você pode ter o PTB por inteiro ou na cadeira de rodas", disse Roberto Jefferson em encontro com Marta Suplicy. Na primeira opção, ela daria ao partido o posto de vice, aquele que o PMDB pediu e não levou.

Motor 1.0
O presidente do PTB diz que, mesmo sem a vice, bancará o apoio à prefeita, mas nesse caso seria difícil unir o partido em torno dela. Segundo ele, Marta pediu uma semana para pensar.

Conte comigo
Jefferson define o apoio ao PT, "nesta hora de dificuldades da Marta", como um "gesto de grandeza que consolidará a posição nacional do PTB". Se a aliança sair, por bem ou à força, o grande derrotado será o petebista Campos Machado, antigo aliado de Geraldo Alckmin.

No tapetão
Diretórios zonais do PMDB paulistano, favoráveis ao entendimento com Marta Suplicy, articulam-se para entrar na Justiça contra a intervenção de Orestes Quércia no diretório da capital.

Fosfosol
Petistas paranaenses dividem-se quanto ao apoio do PTB à candidatura de Ângelo Vanhoni em Curitiba. Alegam "divergência ética e histórica" para rejeitar a aliança, costurada via Planalto.

Arco-íris
A bancada evangélica da Assembléia impôs resistência, mas, após intenso debate, a Casa aprovou requerimento do PT e vai realizar no dia 21 sessão em homenagem ao movimento gay.

Visita à Folha
Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB-SP, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Márcia Regina Machado Melaré, vice-presidente, de Marcos da Costa, diretor-tesoureiro, e de Santamaria Silveira, assessora de comunicação.

TIROTEIO

De Eduardo Suplicy (PT-SP), voto vencido na aprovação, pelo Senado, de Luiz Otávio (PMDB-PA) para uma vaga no TCU:
-Está claro que o correto teria sido esperar o julgamento do senador pelo STF, que o acusa de desvio de recursos públicos. Neste episódio, o Senado como instituição saiu enfraquecido.

CONTRAPONTO

Telefone sem fio

Ao visitar uma universidade privada ontem em São Paulo, o ministro José Dirceu surpreendeu estudantes, professores e jornalistas pelo bom humor.
Em recentes passagens pela cidade, o chefe da Casa Civil havia reclamado da imprensa e evitado falar da eleição municipal.
Ficava particularmente contrariado quando lhe perguntavam sobre os rumores de desentendimento seu com Marta Suplicy, candidata à reeleição.
Favorável a uma aliança de seu PT com o PMDB de Orestes Quércia, o ministro discutiu com o ex-governador a entrega aos peemedebistas do posto de vice na chapa petista. A alternativa foi vetada pela prefeita.
Ontem, quando indagado sobre sua relação com Marta, o ministro resolveu brincar:
-Converso sempre com o Quércia, daí conto para o Rui Falcão [pré-candidato a vice], e ele conta para a Marta.


Próximo Texto: Governo em disputa: PT pressiona Lula a devolver articulação política a Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.