São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Por conta própria

O PT não sairá em defesa de Luiz Eduardo Greenhalgh com a veemência dedicada a outros filiados envolvidos em encrencas. Ninguém no partido se arrisca a afirmar qual é a extensão das relações de "LEG" com Daniel Dantas. "Vamos esperar", diz um cardeal petista. Segundo amigos, a aproximação do ex-deputado com o banqueiro teria se dado há "mais ou menos seis meses". Eles não esclarecem se Greenhalgh tinha procuração formal para atuar como advogado de Dantas ou se apenas fazia "prospecções". Causa estranheza que Greenhalgh tenha sido escalado para auscultar os ânimos do Planalto em relação ao banqueiro, mas não para assinar os pedidos de habeas corpus preventivos impetrados em várias instâncias.



Como assim? Greenhalgh telefonou ao correligionário Tarso Genro para reclamar da inclusão de seu nome no rol de prisões pedidas pela PF.

Bancada DD. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que ontem usou a tribuna para apontar excessos da PF, foi o anfitrião do famoso jantar em que Dantas buscou se aproximar de Márcio Thomaz Bastos, em maio de 2006. Os demais comensais eram os petistas Sigmaringa Seixas e José Eduardo Cardozo, também próximos do banqueiro.

Tropa 1. Na Comissão de Ciência e Tecnologia, dois deputados baianos, ambos do PR, destacaram-se na defesa dos interesses de Dantas: José Rocha e José Carlos Araújo.

Tropa 2. Os dois assumiram a defesa do banqueiro em seu depoimento à CPI dos Correios, em setembro de 2005. Ali, bateram boca com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que chamou Dantas de "o maior corruptor da história".

Gênese. Eduardo Azeredo (MG) é o mais tenso entre os senadores do PSDB. Se voltar à tona o aporte que Dantas fez às agências de Marcos Valério, a investigação remontará às relações da Telemig com o publicitário do mensalão, iniciadas no governo de Azeredo.

Sem volta. Roberto Jefferson (PTB) vai entrar com ação de inconstitucionalidade no STF contra o instituto da prisão temporária. "São cinco dias de prisão e uma vida inteira de condenação, ainda que não se prove nada."

Tratamento. Ouvidos atentos notaram: em suas locuções, vários repórteres de televisão chamam de "doutor" o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha.

Acervo. Enquanto no apartamento de Dantas em Ipanema há apenas pôsteres do Museu de Arte Moderna de NY, a sede do Opportunity, no centro da cidade, abriga um impressionante conjunto de obras do MAM do Rio. Por falta de recursos do museu, elas estão sob a guarda do banco.

Esconderijo. Surpreendido pela Operação Satiagraha, o executivo Itamar Benigno Filho, ligado a Dantas, achou que se tratava de assalto e se escondeu sob a pia. Os agentes tiveram de arrombar a porta para prendê-lo.

Parceiros 1. Com 70% dos dados processados, o Tribunal Superior Eleitoral constatou que PT e PSDB estão coligados em 998 municípios do país. Os números devem ser fechados hoje, atingindo a marca de 400 mil candidaturas a prefeito e vereador.

Parceiros 2. O Estado com maior número de alianças entre petistas e tucanos é justamente Minas Gerais (171 registros), onde a dupla Aécio Neves-Fernando Pimentel não obteve aval da direção nacional do PT para se unir formalmente em Belo Horizonte. Em seguida aparecem Paraná (104) e Bahia (76).

Largada. Pesquisa Método para a "Folha de Pernambuco", registrada no TSE, dá 30,7% a Mendoncinha (DEM) em Recife, seguido por João Cadoca (PSC), com 26,8%. Mais atrás, o petista João da Costa tem 17,3%, e o peemedebista Raul Henry, 9,5%.

Imóvel. A bancada do PT na Assembléia gaúcha entra hoje com representação no TCE cobrando investigação sobre a compra da casa da governadora Yeda Crusius (PSDB).

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Essa ameaça patética e a postura de gângster não nos constrangem. Não foi o governo do PT que facilitou o trânsito de Daniel Dantas."

Do presidente do PT, RICARDO BERZOINI , em resposta ao advogado Nélio Machado, segundo quem o banqueiro tem papéis que revelariam pressões sofridas do partido e do governo.

Contraponto

Fichado

José Alencar serviu de cobaia em evento realizado anteontem para apresentar o novo documento de identificação, que substituirá os vários exigidos atualmente. O vice se submeteu a todas as etapas necessárias à confecção. No final, recebeu seu documento. Tarso Genro também foi presenteado com um.
-Como vocês conseguiram a minha foto?-, quis saber, surpreso, o ministro da Justiça.
O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, brincou:
-A gente pegou uma antiga no arquivo do Dops.


Próximo Texto: STF liberta Dantas e mais 10 presos em operação da PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.