São Paulo, sábado, 10 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola e Britto fazem as pazes e fecham acordo para eleições no RS

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, acertou ontem o apoio do seu partido a Antônio Britto, candidato do PPS ao governo gaúcho.
Alegando que precisava priorizar a candidatura de Ciro Gomes (PPS) à Presidência e que exigências pedetistas seriam incluídas no programa do PPS, Brizola só não comunicou em público a decisão ontem à noite, após seis horas de reunião do PDT, porque quis deixar sua formalização para a manhã de hoje, quando se encontra com Britto às 10h.
Desde o início do ano, foi Brizola quem exigiu que Britto não fosse candidato de uma frente entre PDT, PTB e PPS no Estado. Quando foi governador, Britto privatizou empresas que haviam sido criadas pelo próprio presidente do PDT na época em que também governou o Rio Grande do Sul.
Ontem, Brizola disse que o ex-adversário ""reviu seus conceitos sobre privatizações".
Nos meses anteriores a esse acerto, os dois trocaram farpas. Brizola dizia que o PDT não engoliria Britto e que se o PPS forçasse sua candidatura no Estado, haveria ""impasse e grande prejuízo para Ciro". Britto respondeu: ""A convicção com que Brizola defende a presença do PFL no palanque do Ciro confirma que os problemas que o Brizola possa ter com o PPS gaúcho estão a léguas de distância de serem ideológicos."
Com a decisão, Ciro supera um dos principais entraves internos de sua coligação: o PTB e o PDT gaúchos, aderindo a Britto, unificam seu palanque no Estado.
O PTB gaúcho deve oficializar sua adesão no próximo dia 14, em reunião do diretório estadual. Em razão da divisão dos seus aliados entre duas candidaturas Ciro vinha evitando viajar ao Estado. Agora, o constrangimento estará superado.



Texto Anterior: Ciro desliga celular de radialista que transmitia conversa com bispo
Próximo Texto: Análise: Só Lula escapa da artilharia no "Jornal da Globo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.