São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jefferson fala a TV portuguesa e acusa Dirceu

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma novela brasileira chega hoje à TV portuguesa: a do "mensalão". A RTP (Radiotelevisão Portuguesa) leva ao ar, às 16h (horário de Brasília, 20h do horário local), uma entrevista do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Nela, Jefferson acusa o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) de induzir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a erro.
Segundo Jefferson, Dirceu não só traiu Lula mas também os empresários portugueses que, de "boa fé", receberam Marcos Valério em sua viagem a Lisboa.
Jefferson duvidou que o então ministro de Obras de Portugal, António Mexias, viesse a conversar com Valério sem a indicação de Dirceu. Para o público português, ele contou que Valério teria dito que negociava a compra de ações da Varig pela TAP, empresa aérea portuguesa. Ele repetiu que "Marcos Valério e companhia" foram várias vezes a Portugal.
Segundo Jefferson, o governo beneficiaria o Banco Espírito Santo, transferindo para seus cofres recursos do IRB. Em troca, a Portugal Telecom, que tem o banco como acionista, destinaria recursos para PT e PTB.
Na entrevista, Jefferson insinua que esse não era o único interesse de Valério. A viagem, realizada em janeiro de 2004, teria outra motivação. "Foram buscar dinheiro." Há dois dias, a RTP enviou a São Paulo sua correspondente na América Latina, Marcela Petraglia, com a missão de entrevistar Jefferson. A entrevista foi concedida ontem num hotel.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Jogo político: Para Sarney, país tem estabilidade para vencer crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.