São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / ESTADOS

Estável, Serra tem 61% dos válidos e vence no 1º turno

Datafolha indica que tucano estancou perda de pontos revelada em pesquisas anteriores

Levantamento mostra que Mercadante continua com dificuldades para ter sua imagem associada à do presidente Lula em SP


FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito José Serra (PSDB) continua liderando a corrida eleitoral no Estado de São Paulo. Se a eleição fosse hoje, Serra venceria no 1º turno com 61% dos votos válidos, revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de agosto.
A pesquisa mostra que Serra estancou a perda de pontos revelada nos dois levantamentos anteriores.
Hoje, o tucano aparece com 49% das intenções de voto, contra 48% em pesquisa feita em julho. Ele chegou a ter 52% em maio e 59% em abril.
Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar na pesquisa, com 17%. Ele tinha 15% em julho. O novo levantamento mostra um distanciamento do petista em relação ao terceiro colocado, Orestes Quércia (PMDB), que oscilou um ponto para baixo, passando de 11% para 10%.
Na pesquisa anterior, Mercadante e Quércia estavam empatados nos limites da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Carlos Apolinário (PDT) se mantém com 2% das intenções de voto. Os demais 12 concorrentes não atingiram 1% das menções entre os eleitores.
O Datafolha entrevistou 1.908 eleitores em 56 municípios paulistas. A pesquisa foi feita em parceria entre a Folha e a TV Globo.
Serra se disse "contente" com o resultado. "Evidentemente, eu fico muito contente, mas volto a dizer que a pesquisa não reflete a urna e eu não vou ficar dando a eleição por favas contadas. Tenho adversários organizados, o Estado é grande, os problemas são complexos e eu vou continuar trabalhando muito para levar a minha mensagem."

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, o tucano atinge 61%, contra 26% de Mercadante.
A pesquisa mostrou ainda que o petista continua com dificuldades para associar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho, os eleitores de Lula se dividiam no voto para governador: 32% escolhiam Mercadante, e idêntico percentual optava por Serra.
Hoje, a taxa dos que votam em Lula e em Serra é de 35%. Já a dos que preferem votar nos candidatos do PT tanto para a Presidência quanto para o Estado oscilou para 30%.
Para o Senado, Eduardo Suplicy (PT) segue favorito e oscilou de 37% para 35%. Ele segue bem à frente do segundo colocado, Guilherme Afif Domingos (PFL), que foi de 4% a 3%.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Ausente, tucano vira alvo em primeiro debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.