UOL

São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No PSB, irmã de Marisa nunca votou em Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

A política brasileira, em muitos casos, é feita em família. Isso não se aplica, entretanto, a Teresa Otília Casa, 47, cunhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela se filiou ao PSB para disputar as eleições de 2004 em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Irmã mais nova da primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 53, Teresa ainda não sabe se disputará uma vaga na Câmara Municipal ou se concorrerá ao cargo de vice-prefeita.
"Filiei-me ao partido há mais ou menos dois meses. Estou à disposição do PSB para o que eles precisarem", afirmou a cunhada de Lula, que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo como assistente social.
Diferentemente da irmã, que participou ao lado de Lula da fundação do PT, Teresa diz não gostar do partido. Afirmou também nunca ter votado em Lula.
"Não é que não goste de Lula. Até gosto da minha irmã. Mas votar no meu cunhado seria votar no PT", disse ela, que classificou o Partido dos Trabalhadores de "um pouco radical".
Ao ser questionada se já disse isso ao presidente, Teresa respondeu: "Já. E ele dá aquela risada dele".
Teresa conheceu Lula no final da década de 70. Conta que o cunhado mudou muito desde então. "Era uma pessoa muito humilde. Era diferente. Não como é agora. Foi meu padrinho de casamento."
Apesar de ter sido metalúrgica numa cidade que é berço do PT, Teresa começou a trabalhar para a Prefeitura de São Bernardo numa gestão tucana, em 1997.
A porta de entrada foi a campanha para prefeito de Maurício Soares, que já havia sido do PT. Teresa ajudava a organizar os comícios, que eram animados pelas "mauricetes", nome criado por ela para se referir às meninas que participavam da campanha.
A caçula relativiza sua semelhança com a primeira-dama. "Sou um pouco parecida. Mas meus olhos são acizentados, meio azulados", conta.
Concorda que o cabelo é parecido: "Eu sempre usei o cabelo curtinho. Nunca mudei meu estilo. Ela que mudou agora".
Os pais de Marisa e Teresa tiveram outros nove filhos. A família é descendente de italianos.


Texto Anterior: Duas irmãs: "Não sou de ostentação", afirma primeira-dama
Próximo Texto: Área social: Graziano infla Fome Zero com verba alheia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.