São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai percentual de votos nulos para Legislativo

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha captou queda significativa do percentual de eleitores dispostos a anular o voto para deputados federal e estadual ou votar em branco. Porém, 63% dos eleitores ainda não escolheram um candidato para deputado federal, e 60%, para estadual. No levantamento, feito nos dias 4 e 5, 27% citam o nome de um candidato; 8% declaram o voto nulo ou branco e 1% opta pelo voto na legenda.
A pesquisa anterior, de 21 e 22 de agosto, revelava que 18% dos eleitores diziam estar dispostos a votar em branco ou a anular o voto. Quando se tratava de deputado estadual, o percentual de nulos e brancos caía para 16%.
Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o eleitor está cada vez mais consciente da importância do voto. Mas há uma tendência natural em deixar a escolha mais para a véspera do pleito, sobretudo quando se trata de eleição proporcional.
O percentual de votos nulos deve ser mais alto que os 8% porque muita gente erra ao digitar o número do deputado na urna, avalia o diretor-geral.
No último levantamento, nas questões sobre deputado estadual, 31% já têm candidato e 1% do eleitorado pretende votar na legenda. O percentual de intenção de votos nulos e brancos para os estaduais é o mesmo dos federais: 8%. Os maiores índices de indecisos em relação a deputado federal se concentram na região Sul (68%) e entre o eleitorado feminino (70%).
Outro aspecto interessante captado pela pesquisa é que os eleitores mais jovens, menos escolarizados e alojados nas menores faixas de renda são os mais indecisos. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 67% ainda não sabem em quem votar para federal. Nas faixas acima de dez salários mínimos, o percentual de indecisos cai para 48%.
Entre os eleitores com formação superior, 36% citaram o nome de um candidato a uma cadeira no Congresso e 50% estão indecisos. (MD)


Texto Anterior: Eleitor liga Lula à defesa dos pobres e Alckmin à dos ricos
Próximo Texto: Janio de Freitas: A direção da maré
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.