São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCORRO A BANCOS

TRF recebe recurso

Banco Central tenta reintegrar diretora

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central protocolou ontem recurso contra a decisão da Justiça Federal que, na semana passada, afastou a diretora de Fiscalização da instituição, Tereza Grossi, de seu cargo. A apelação foi apresentada ao TRF (Tribunal Regional Federal) em Brasília.
Na última semana, Tereza foi afastada por determinação do juiz Rafael Paulo Soares Pinto, da 22ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. A ação cautelar foi movida pelo Ministério Público Federal, que alega envolvimento ilícito de seis funcionários do Banco Central (entre eles a diretora) na operação de salvamento do banco Marka em janeiro de 1999.
Na ocasião, a maxidesvalorização do real impôs perdas aos bancos. Para evitar que eles quebrassem, o Banco Central vendeu dólares abaixo da cotação do mercado às instituições. Tereza era chefe interina do Departamento de Fiscalização na época em que a operação foi realizada.
Além de ter sido afastada de seu cargo na diretoria do BC, Tereza teve seus bens bloqueados. A ação foi interposta pelos procuradores Alexandre Camanho, Guilherme Schelb e Luiz Francisco de Souza.

Sigilos
A Justiça determinou ainda a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônicos da diretora.
A decisão se estendeu também a outras seis pessoas envolvidas no caso: o dono do banco Marka, Salvatore Cacciola, o ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, os ex-diretores da instituição Cláudio Mauch e Demósthenes Madureira de Pinho Neto, a técnica do banco Maria do Socorro de Carvalho e o consultor do BC Alexandre Pundek. A quebra dos sigilos atinge o período de 1º de setembro de 98 a 1º de março de 99.
No ano passado, uma liminar concedida pela Justiça Federal em Brasília já havia afastado Tereza da diretoria do BC, também pelo seu envolvimento no caso Marka. Depois de alguns dias de afastamento, a liminar foi cassada e Tereza pôde reassumir o cargo.


Texto Anterior: Questão agrária: Sem-terra ocupam Senado após ato
Próximo Texto: Elio Gaspari: Pensando bem... Osama bin Laden
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.