UOL

São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juízes rejeitam inspeção da ONU

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou ontem nota de repúdio ao que denominou "ingerência" de organismos internacionais no Judiciário. Sem citar nomes, criticou o endosso do governo à sugestão de inspeção feita pela relatora da ONU Asma Jahangir.
Com cerca de 15 mil sócios, a AMB diz que os juízes conhecem o sistema e apóiam a reforma do Judiciário. "Não podemos admitir que uma autoridade estrangeira, após passar poucos dias no país e sem nenhum conhecimento da instituição, recomende publicamente inspeção internacional em órgão vital da soberania da nação brasileira. E menos ainda que qualquer autoridade apóie tal atitude de desrespeito."
A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro também divulgou nota em que afirma que a relatora prestou "declarações equivocadas" e que sua "crítica infundada é destrutiva".
"O descrédito fácil e de apelo puramente midiático não contribui para a correção dos erros e desprestigia um dos Poderes da República", diz a nota.


Texto Anterior: STF tira Estatuto da Magistratura do Congresso
Próximo Texto: Crise em gestação: Dirceu prevê "vacas magras" por mais 9 meses
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.