UOL

São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em AL, ex-vereador é preso, acusado de sacar benefício de outras pessoas

DA AGÊNCIA FOLHA

Uma força-tarefa da Polícia Federal, da Procuradoria da República e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que atua desde julho em Alagoas anunciou ontem que os cofres da Previdência Social no Estado sofreram um prejuízo de pelo menos R$ 300 mil nos últimos dois anos com saques de aposentadorias de 50 pessoas que já estavam mortas.
Um dos acusados, o ex-vereador da cidade Pedro Gomes de Almeida, foi preso anteontem.
Os 50 envolvidos, segundo a PF, referem-se a um primeiro levantamento da força-tarefa apenas com dados de pessoas mortas em 2001. A PF afirma ter os nomes dos envolvidos no rombo, mas prefere mantê-los sob sigilo para não prejudicar as investigações.
Todos os benefícios sob suspeita já foram cancelados.
O ex-vereador foi preso por policiais federais em Capela (67 km de Maceió). Segundo a assessoria de imprensa da PF, Almeida foi surpreendido na agência da Caixa Econômica Federal no momento em que realizava saques de benefícios em nome das seguradas Maria Neuza Alves e Quitéria Maria de Lima. A última morreu em dezembro de 2001.
Ontem a Agência Folha não conseguiu localizar o advogado do ex-vereador de Capela. Segundo a PF, Almeida prestou depoimento e negou as acusações. Ele está preso na sede da Superintendência da PF em Maceió e foi indiciado no artigo 171 do Código Penal (estelionato), que prevê de um a cinco anos de prisão.
Em Capela, segundo a PF, ele é conhecido por Pedro Bonzinho, pois, em seu estabelecimento comercial, tinha o hábito de reter os cartões do INSS e as senhas de seus fregueses em troca de pagamento fiado. A PF apreendeu na casa e no estabelecimento dele 13 cartões do INSS e seus respectivos extratos bancários. (EDS)


Texto Anterior: Justiça manda soltar os três últimos presos sob suspeita de fraude no Rio
Próximo Texto: Leão afirma que tem provas contra suposta quadrilha de fraudadores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.