UOL

São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

Extração na área está suspensa

DA AGÊNCIA FOLHA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O plano de manejo da fazenda Schumann, propriedade onde ocorreram três mortes na segunda-feira, está suspenso pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Rondônia desde 2001. Segundo o gerente-executivo do instituto no Estado, Osvaldo Pittaluga, isso significa que a exploração de madeira está proibida até que a situação seja regularizada. A área teve o plano de manejo autorizado em 97.
O plano de manejo é uma autorização dada pelo Ibama aos fazendeiros para explorar áreas de cobertura florestal. Divide-se a área rural em 30 blocos, explorados alternadamente a cada ano. O Ibama é o responsável pela fiscalização. O descumprimento implica crime ambiental e a madeira retirada deve ser reposta.
A abertura de frentes de pecuária em Rondônia aumentou o número de queimadas para abrir pastagens. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em setembro, Rondônia foi o Estado com maior número de focos de incêndio.
O madeireiro Carlos Schumann afirmou ontem que foi o primeiro empreendedor a ter plano de manejo aprovado pelo Ibama. O madeireiro diz que investiu R$ 200 mil no projeto, mas não fala o total da área da fazenda Schumann.
Especialista na questão agrária de Rondônia, o economista e professor de pós-graduação em sociologia da UFS (Universidade Federal de Sergipe) Eliano Sérgio Lopes, 54, afirma que a chegada de madeireiros à região a partir de meados dos anos 90 acirrou a tensão fundiária no Estado.
"Dada a impunidade e a incapacidade dos governos resolverem tais conflitos em tempo hábil, esse tipo de fenômeno foi tomando maior envergadura até atingir o grau de profundidade hoje visto."
Segundo ele, a "invasão" trouxe "graves" consequências para os antigos moradores da região, para os imigrantes (principalmente vindos do Sudeste) e para os recursos naturais da região -com o desmatamento da floresta.


Texto Anterior: Outro lado: Madeireiro nega acusações e ataca sem-terra da LCP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.