São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rejeição à atual prefeita é de 42%; 29% não escolheriam o tucano

DA REPORTAGEM LOCAL

Com apenas dois candidatos na disputa, a rejeição a Marta Suplicy (PT) e a José Serra (PSDB) é alta no segundo turno. De acordo com o Datafolha, 42% dos eleitores afirmam que não votariam na prefeita de jeito nenhum. Dizem o mesmo em relação ao tucano 29% dos paulistanos.
O Datafolha perguntou aos eleitores que disseram que votariam em um candidato ou em nulo ou em branco se poderiam votar no outro e listou três opções: com certeza, talvez e de jeito nenhum.
O índice de rejeição é o percentual dos eleitores que dizem que não votariam de maneira alguma no outro candidato. Como a metodologia é diferente da utilizada no primeiro turno, não é possível fazer comparações.
Entre os que dizem que escolheram o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) no primeiro turno, a rejeição a Marta é muito maior que o repúdio a Serra. O Datafolha aponta que 73% dos malufistas não votariam na atual prefeita de jeito nenhum, enquanto 15% têm a mesma posição em relação ao candidato do PSDB.
Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, esse grau de migração de preferência do ex-prefeito para Serra mostra que "é muito difícil para Marta conquistar os eleitores de Maluf".

Decisão do voto
O levantamento mostra que 91% dos eleitores afirmam estar totalmente decididos de suas escolhas. O percentual é quase o mesmo tanto entre os que dizem votar em Marta (91%) quanto entre os que afirmam ter se decidido por Serra (92%).
Quando se trata dos que falam que votarão em branco, ou nulo, ou em ninguém, o índice de indecisão sobe para 16%.
O diretor do Datafolha explica, no entanto, que esse alto grau de decisão apenas indica que as pessoas não mudariam de voto se a eleição fosse hoje, mas não significa um caminho sem volta. "Isso não quer dizer que não possa haver mudanças a partir de um fato novo com influência na campanha", afirma Paulino. (PDL)


Texto Anterior: Serra larga com 12 pontos de vantagem sobre Marta em SP
Próximo Texto: Saiba mais: 1.727 pessoas foram ouvidas na quinta e sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.