São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POSSE

Lacerda diz que Abin é vítima dos mitos sobre o extinto SNI

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao assumir ontem o cargo de diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), o delegado Paulo Lacerda afirmou que não existe ali mais nenhum documento relacionado ao regime militar e que a agência sofre hoje os reflexos de "alguns mitos de demonização do antigo" SNI (Serviço Nacional de Informações), usado pela ditadura para espionar políticos.
No discurso, Lacerda disse que buscou informações acerca dos documentos numa tentativa de acabar de uma vez com as insinuações de que a Abin esconderia papéis: "Ao solicitar absoluta transparência sobre o assunto, recebi prontamente cópias dos atos que comprovam o recolhimento ao Arquivo Nacional dos acervos".
Lacerda fez um paralelo entre o SNI que conheceu em 1978 e a atual Abin: "Perduram até agora certos estigmas do passado criados em torno do poderoso e temido SNI". Lacerda disse que é "hora de virar esta página da história" e transformar a Abin em um eficiente órgão de inteligência, capaz de subsidiar decisões de Estado.


Texto Anterior: Tribunal vai reavaliar dois contratos da Nossa Caixa
Próximo Texto: Administração: Governador da Bahia lança programa de rádio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.