UOL

São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quis desviar o foco, diz oposição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A oposição ao governo na Câmara criticou a forma de anúncio do corte de R$ 14 bilhões do Orçamento da União. Os deputados classificaram o aperto de "necessário", mas disseram que o Planalto quis "criar fumaça" e desviar o foco de atenção com a afirmação de erro nos cálculos do governo anterior e com o anúncios de medidas compensatórias.
Segundo o deputado Jutahy Magalhães (BA), líder do PSDB na Casa, o governo está seguindo a mesma política de austeridade da gestão de FHC. Ele diz não crer em subestimação de gastos nos cálculos do governo anterior, ressaltando que, na sua avaliação, Orçamento não tem relação com superávit primário. "Mesmo que houvesse erro, no que eu não acredito, superávit tem a ver com o aumento dos juros."
Para o deputado José Carlos Aleluia (BA), líder do PFL, "contingenciamento é uma decisão típica de governo querendo criar superávit. Mas misturar outras coisas que não têm nada a ver [o anúncio das medidas compensatórias" fica desconexo, parece que querem criar fumaça". (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Disperso, pacote do governo requenta medidas de FHC
Próximo Texto: Presidente busca prestigiar Palocci
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.