São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que sai de ritual "mais leve"

ENVIADO ESPECIAL A OUIDAH

Com o Portal do Não Retorno ao fundo, no vilarejo praiano de Ouidah, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou ontem uma ajuda contra a "urucubaca" que diz atrapalhar o seu governo. Esteve num ritual de vodu e afirmou que ficou "mais leve".
"Vocês participaram junto comigo, vocês viram que... até vocês estão mais leves", afirmou.
Segundo o dicionário "Aurélio", o vodu é um "culto de origem jeje-daomeana, praticado nas Antilhas, principalmente no Haiti, e que combina elementos de possessão e magia com influências cristãs, apresentando semelhanças com o candomblé afro-brasileiro". Em Benin, cerca de 60% da população é adepta do culto.
Ouidah é a principal cidade de Benin -de onde os escravos partiam principalmente para o Brasil. O Portal do Não Retorno é um monumento construído em 1995 para lembrar o que sentiam os que eram enviados para longe.
Logo em seguida, Lula assistiu ao ritual de vodu. Na cerimônia, homens ficam sob uma espécie de cabana de palha e dançam. Segundo uma moradora explicou ao presidente por meio de uma intérprete, os espíritos podem se transformar em qualquer coisa para se proteger. Lula ficou interessado. E brincou se podia "abrir para ver o que tem dentro" das cabanas, provocando risadas.
Após a cerimônia, Lula se encontrou com o oitavo chachá, Feliciano Julião de Souza. O chachá só existe em Benin. Criado em 1818, representa antigos escravos retornados e que se uniram a antigos traficantes de negros. Segundo estudiosos, é uma forma de tentar apagar a escravidão.
Lula fez um breve discurso para cerca de 200 pessoas na casa do chachá, em Ouidah. Não pediu desculpas, como fizera outras vezes, mas reconheceu o fardo da escravidão. "Não adianta agora ficar apenas chorando o que aconteceu no passado. É preciso pensar em construir o futuro." (PDL)


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Em Benin, Lula pede que o deixem governar
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: PSDB tenta tirar do ar site de apoio a Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.