São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O progresso do Brasil

O "Financial Times" carimba, no editorial "Brazil's progress", que o país vai bem na crise global. Se "há menos de dez anos o país tremia ao primeiro sinal de instabilidade, hoje, em contraste, ele parece imune".
Mas não, ele não vai se desligar "completamente das tendências globais". Daí para a conclusão de sempre, de que para o futuro "é vital libertar a regulamentação empresarial", realizando "as reformas das pesadas normas tributárias e antiquadas regras trabalhistas".

SÓ A CANA SALVA
No texto "mais popular" no "New York Times" e outros, novos estudos apontam que "quase todo biocombustível" provoca mais efeito estufa do que os combustíveis atuais. "A única exceção possível é a cana do Brasil", diz o "NYT".

TUPI E A INVEJA
Mais da BG, que divide com a Petrobras o campo Tupi, nos jornais britânicos. Hoje "pode ser peixinho" se comparada a Shell ou Chevron, diz o título do "Telegraph", "mas a BG é o foco da inveja das gigantes".

JÁ NA BOLÍVIA...
Longa reportagem ontem no "Washington Post" deu que o Brasil voltou a investir na Bolívia por "razão simples: não tem alternativa". Mas o "La Razón" diz que a Bolívia negocia reduzir o suprimento à Argentina -e pede ao Brasil que ceda um pouco à vizinha.

E NO OYAPOCK
Lula e Nicholas Sarkozy se encontram amanhã em Saint-Georges-de-l'Oyapock. Na pauta, segundo o "Libération" e outros, os brasileiros que invadem a Guiana, pelo ouro.

GLOBO, RECORD E O ABORTO

O "JN", quarta, deu em manchete a nova Campanha da Fraternidade, "Escolhe, pois, a vida". Cobrou o Supremo contra direito ao aborto, pesquisa com células-tronco etc. Para o "Jornal da Record", sábado, as "posições rígidas" católicas "vão na contramão" do Ministério da Saúde, que vê "abortos clandestinos como questão de saúde pública".
No exterior, entre outros, o argentino "Clarín" destacou no seu enunciado que a Igreja "confronta o governo Lula".

A VIDA CORAJOSA

doubleday.com


O "Dayton Daily News", da cidade de origem da missionária em Ohio, deu ontem o lançamento da biografia "The Greatest Gift: The Courageous Life and Martyrdom of Sister Dorothy Stang", que está saindo no terceiro aniversário do assassinato. Apesar do título, a obra destaca sua vida e não a morte

A GUERRA CIVIL

Barack Obama estava ontem nas manchetes on-line do Oriente ao Ocidente, pela vitória nas quatro primárias. No "NYT", o colunista Frank Rich previu "guerra civil", com Hillary Clinton opondo latinos a negros. Aqueles podem decidir a primária do Texas, última chance da democrata.
Já o colunista Nicholas Kristoff fechou a semana dando como os evangélicos conservadores vêm se aproximando de Obama -em sua reação ao republicano John McCain.

O PROTÓTIPO

men.style.com/gq


Além dos colunistas do "NYT" com livre acesso on-line, a novidade na cobertura eleitoral são os ampliados sites Politico.com e Talking Points Memo. O TPM de Joshua Marshall (esq.) ganhou longo perfil da "GQ", que o aponta como "protótipo" para o futuro do jornalismo investigativo

OUTRA PAUTA
Juntando "furos", links e blogs, o TPM à esquerda e o Politico.com à direita seguem pauta de maior apelo on-line. Abrindo o fim de semana, por exemplo, o primeiro destacou e o outro seguiu a história de um âncora do canal MSNBC que ofendeu a filha de Hillary.

OBSOLETISMO
Enquanto isso, "NYT", "WP" e "WSJ" traziam nas manchetes on-line o apoio indireto do "pato manco" George W. Bush a McCain. É por essas e outras que o crítico de mídia do próprio "NYT" trata a cobertura em geral, até aqui, por "obsoleta".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Campo minado: Em uma semana, Pontal tem 14 áreas invadidas
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Marcos Fernandes: No exterior, regras claras inibem abuso com cartões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.