São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dilma diz que deve sair do gabinete, e FHC quer candidato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) assumiu ontem, em Brasília, o discurso de candidata e disse que é hora "de sair dos gabinetes", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pediu a deputados, em São Paulo, que o PSDB defina logo seu concorrente à sucessão do presidente Lula.
Ao ser indagada se atenderia ao pedido de integrantes da Direção Nacional do PT de participar de reuniões frequentes com militantes petistas, partidos aliados e movimentos sociais, a ministra afirmou que vai "aceitar a sugestão".
"Acho que um dos papéis do governo hoje é sair dos gabinetes, porque nós construímos o processo pelo qual estamos conseguindo enfrentar a crise em melhores condições." Ela disse que percorrerá o país para fiscalizar as obras do PAC.
"O olho do dono engorda o boi. O PAC é o nosso boi, e é um boi já bem gordinho", disse Dilma ao chegar na festa de comemoração dos 29 anos do PT, realizada ontem, em Brasília.
Ao adotar o discurso de candidata -afirmou que o PT está "maduro" para fazer um leque de alianças amplo-, a ministra disse que o PT é o único partido de massas "que o país teve em sua história".

Tucanos
Em um encontro com dez deputados tucanos em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a rápida definição do candidato do PSDB à Presidência.
FHC lembrou que o PT já lançou a candidatura de Dilma ao cargo. E, de acordo com o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), "alertou para o perigo" de subestimá-la.
Na reunião, proposta pelo movimento de dissidentes da bancada, FHC sugeriu que os deputados canalizassem sua energia para o combate ao PT -e não para a briga interna.
Para ele, há grandes chances de o PSDB eleger o presidente, mas "não será uma guerra fácil". Na conversa, FHC disse que, sem candidato, a oposição fica sem porta-voz. Ele duvidou do risco de o governador Aécio Neves -com quem conversara na véspera- deixar o partido. (RANIER BRAGON e CATIA SEABRA)


Texto Anterior: Lula erra dado sobre ensino em São Paulo
Próximo Texto: DEM indica ACM Neto para a corregedoria da Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.