São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula critica Congresso por atraso em votar o Orçamento

Presidente diz não acreditar que só ele "queira trabalhar"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Ao cobrar a aprovação do Orçamento no Congresso, o presidente Lula disse não acreditar que só ele "queira trabalhar", em referência aos parlamentares. A votação está há pelo menos dois meses atrasada. "Quero crer que senadores e deputados têm responsabilidade com o Brasil, tanto quanto eu. Não posso crer que apenas eu queira trabalhar, e eles não", disse, em seu programa de rádio.
Na mesma linha, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse que adiar a votação do Orçamento "não é civilizado". Ele defendeu que a votação seja ainda nesta semana e que o adiamento deixou de ser embate entre governo e oposição.
O desejo de aprovar ainda nesta semana o Orçamento foi um dos temas de ontem, no Planalto, da reunião de Lula com os ministros da coordenação política de governo.
Um dos motivos do atraso foi a reação dos oposicionistas à inclusão, no texto do projeto, de R$ 534 milhões em verbas destinadas por deputados e senadores a suas bases eleitorais em um anexo teoricamente "de metas e prioridades".
Apesar de confirmarem que o Orçamento vai a voto nesta semana, com ou sem acordo, os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criticaram as declarações.
A expectativa é que a sessão ocorra amanhã. A oposição diz aceitar o acordo proposto pelo PT de que os recursos do anexo sejam distribuídos proporcionalmente entre os Estados.
Preocupado com a votação, Lula cancelou viagem que faria hoje a Palmas (TO). Hoje, antes de seguir para Dianópolis (TO), participará da abertura de reunião do conselho político.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Café intoxicante
Próximo Texto: Sem-terra bloqueiam ferrovia da Vale para pedir reestatização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.