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Veto a aviões durou mais de 40 anos
especial para a Folha
A Marinha foi proibida de usar
aviões por mais de 40 anos, e tem
sido cautelosa em fazê-lo agora
que não há mais a proibição. A
Força está tendo de reaprender
aos poucos a usar as chamadas
""aeronaves de asa fixa", pois só
podia fazer uso das de ""asa rotatória" (helicópteros).
Há cerca de dois anos foram
comprados 23 aviões Skyhawk
para uso no ""Minas Gerais". Mas
só este mês é que está previsto o
primeiro vôo de um aviador naval em um Skyhawk a partir da
Base Aérea Naval de São Pedro
da Aldeia (RJ). E não há ainda
previsão de quando será feito
um vôo no ""Minas".
Isso acontece porque pousar e
decolar de um navio no mar é
uma das missões mais difíceis na
aviação e exige um treinamento
rigoroso e demorado, que ainda
está sendo feito no caso dos pilotos dos Skyhawk.
Como o ""Foch" tem um convés de vôo maior, seria mais seguro operar a partir dele do que
do ""Minas". Os aviões navais decolam com ajuda de catapultas a
vapor. Mas para decolar também é preciso que haja algum
vento sobre o convés. A maior
velocidade do ""Foch" -32 nós
(cerca de 60 km/h), contra 20
nós (37 km/h) do ""Minas"- facilita as decolagens.
O porta-aviões brasileiro foi
construído entre 1942 e 1945 no
Reino Unido e foi reconstruído
de 1956 a 1960 na Holanda. Mas
trata-se de um navio projetado
durante a Segunda Guerra para
operar os aviões a hélice da época. O pequeno jato A-4 Skyhawk
é o máximo que ele pode utilizar
com segurança.
Há vários limites técnicos ao tipo de avião que um navio pode
abrigar, como a capacidade dos
elevadores que transportam as
aeronaves do hangar até o convés de vôo.
Os franceses estão substituindo o ""Foch" pelo porta-aviões
""Charles De Gaulle". O ""Foch"
pode operar aviões de até 13 toneladas. O ""De Gaulle" permite
aviões de até 25 toneladas. Apesar disso, o ""De Gaulle", com
40.500 toneladas, não é muito
maior que o veterano ""Foch",
construído em 1963.
(RBN)
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