São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
CPT quer anular sentença
Padre é condenado por incitar sem-terra

da Agência Folha, em João Pessoa

O juiz da Comarca de Pilar (50 km de João Pessoa), Ananias Nilton Xavier de Lira, condenou o padre João Maria Cauchi -coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) da Arquidiocese da Paraíba- a um ano de prisão.
O padre, que é de Malta e está no Brasil há 35 anos, foi acusado de arregimentar sem-terra para invadir a fazenda Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel de Taipu, no dia 31 de outubro de 1994.
Na sentença, Cauchi aparece como líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), tendo orientado os sem-terra a destruir 16 hectares de cana-de-açúcar e feijão na área.
O juiz concedeu dois anos de sursis (suspensão condicional da pena) em favor do padre, que não pode "beber, frequentar festas ou manifestações e andar armado". Cauchi também está obrigado a voltar para casa às 22h e se apresentar à Justiça regularmente.
Tânia Maria de Sousa, da coordenação da CPT, disse que a entidade vai pressionar a Justiça da Paraíba a anular a sentença. Cauchi não foi localizado ontem.


Texto Anterior: Sem-terra: MST faz vigília por recurso de Carajás
Próximo Texto: Internet: Hackers invadem site de ministério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.