UOL

São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Suicídio

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

O Cidade Alerta, que nasceu para concorrer com o Aqui Agora, finalmente repetiu o feito que estigmatizou para sempre -e terminou por inviabilizar- o programa sensacionalista do SBT.
O Aqui Agora mostrou há dez anos as cenas de um suicídio em "tempo real". Só cortava a imagem quando a jovem estava a poucos metros do chão.
Ontem foi a vez do Cidade Alerta, que explorou as cenas do suicídio de um policial militar. Cortava a imagem quando o dedo estava no gatilho.
Milton Neves, que além de animador de programa policial é também policial civil, especulou o quanto pôde na locução, marcando um novo recorde de baixo nível na Record.
 
Nos pronunciamentos de George W. Bush e Tony Blair aos iraquianos, ontem, além da promessa de sair, falou-se outra vez do "objetivo" -expressão de Bush- quase esquecido da invasão. De Blair:
- Recusando-se a abrir mão de suas armas de destruição em massa, Saddam não nos deixou escolha a não ser agir.
E Bush garantiu:
- Nós acabamos com um regime brutal, cujas armas de destruição em massa fazem dele uma ameaça ao mundo... E nossas forças vão embora.
Eles podiam não ter citado, a cobertura já nem lembrava mais do assunto.
Agora é preciso, de qualquer jeito, mostrar as tais armas de destruição em massa -que até viraram uma sigla, WMD, da expressão em inglês.
A busca se acelerou, na TV americana. A Fox News, sem se preocupar com os alarmes falsos anteriores, fez mais dois a partir de "fontes militares".
O primeiro é uma camionete descrita como "possível laboratório biológico móvel". O outro é um "aparato subterrâneo" onde "marines podem ter encontrado plutônio enriquecido".
O site da Al Jazeera destaca um título, dia após dia:
- Os EUA vão fabricar uma prova de armas de destruição em massa?
 
A Al Jazeera, aliás, tratou com ironia a TV Nahwa Al-Hurrieh (A Caminho da Liberdade), lançada pelo Pentágono com os discursos de Bush e Blair, no antigo sinal da TV Iraque:
- Primeiro, eles subjugam os iraquianos com sua brutal força militar. Agora, eles estão em campo para convertê-los com suas mensagens.
 
Rupert Murdoch, sobre seu monopólio na TV por satélite:
- Haverá alguns pequenos problemas de regularização na América Latina.


Texto Anterior: Lula quer variação de superávit de acordo com o PIB a partir de 2005
Próximo Texto: Operação social: PT critica, mas não participa do Fome Zero, diz Graziano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.