São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Banqueiro diz ser perseguido e que inclusão é "fraude"

JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O controlador do grupo Opportunity, Daniel Dantas, disse à Folha que sua inclusão no relatório final da CPI dos Correios é resultado de uma perseguição do governo e do PT. Para ele, o motivo por trás do pedido de indiciamento é a disputa pela Brasil Telecom, a operadora de telefonia fixa que atua nas regiões Centro-Oeste e Sul.
"Há uma perseguição do PT e do governo a mim e ao Opportunity. Prova disso é que meu nome não estava no relatório aprovado e foi inserido depois de o próprio Serraglio ter declarado que não há provas contra mim", disse Dantas. "Seria mais legítimo que fizessem uma denúncia direta. O que ocorreu é uma fraude em relação ao trabalho técnico da CPI, que durou seis meses. A alteração não tem valor jurídico."
Ele pondera que não ocupava cargos na Brasil Telecom e que o PT não reconhece a existência do mensalão, mas mesmo assim sustenta que ele era um dos abastecedores do esquema.
Dantas observa que a decisão de Serraglio foi baseada em uma auditoria interna da Brasil Telecom, encomendada pelos atuais administradores da empresa, indicados pelos fundos de pensão. Os fundos são adversários do banqueiro na disputa pelo controle da tele. Ele diz que a inclusão de seu nome aconteceu um dia antes de a Justiça do Rio julgar a validade do acordo "guarda-chuva", que permite ao Opportunity comandar a companhia.
O acordo está suspenso desde 2005 com base em uma decisão liminar assinada pela juíza Márcia Cunha, a pedido dos fundos de pensão. "A juíza dá uma liminar que permite aos meus adversários entrarem na Brasil Telecom. Eles fazem uma auditoria, que diz ter encontrado pagamentos sem contrapartida. (...) O relator não tinha encontrado provas contra mim, mas muda de idéia depois de Luiz Gushiken, que todos dizem ser ligado aos fundos, aparecer em um programa de rádio exigindo que meu nome constasse do relatório. Ou seja, é tudo muito suspeito", diz Dantas.


Texto Anterior: Escândalo do mensalão/O relatório: PT exige e CPI pede indiciamento de Dantas
Próximo Texto: Conselho de ética: Izar quer influir em escolha de novos membros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.