São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Vice sempre fez críticas à política econômica de Lula

DA REDAÇÃO

O vice-presidente José Alencar começou a criticar a política econômica em abril do ano passado. "O Brasil está encabrestado com essa taxa de juros despropositada", declarou.
O vice intensificou suas críticas em maio: "Agora a inflação está domada. Então é um despropósito esse juro".
Segundo Alencar, a taxa de juros de 26,5% ao ano fazia o país jogar "R$ 80 bilhões pela janela". E acrescentou: "É por isso que todo o sistema financeiro está aplaudindo a política [do Banco Central]. Isso não pode continuar".
Em junho, Alencar argumentou que o BC errava no diagnóstico da inflação: "As taxas de juros praticadas para combater a inflação são um equívoco, porque a inflação não é de demanda, é de custo". De acordo com ele, "isso mata a economia". "É o que tenho dito como cidadão brasileiro, como ex-empresário, como vice-presidente da República, como um indignado com o que está acontecendo no país".
Em agosto, o vice-presidente fez uma previsão: "O ano está perdido. Nós já perdemos duas décadas [80 e 90] e temos de dar um jeito". A economia brasileira encolheu 0,2% no primeiro ano do governo Lula.
Em dezembro, ele afirmou que a taxa de juros real deveria ficar em 3% ao ano, como nos países desenvolvidos.
Apesar de ter feito cortes no Orçamento, reduzido os investimentos e conseguido um superávit entre receitas e despesas maior do que o acertado com o Fundo Monetário Internacional, o Brasil acabou o ano de 2003 com uma dívida pública R$ 32 bilhões maior (58,2% do Produto Interno Bruto).
Em março deste ano, apontou a inutilidade desse esforço fiscal: "O superávit primário não cobre o déficit provocado pelos juros, que são seis vezes maiores que a média mundial".
No mês passado, ele acionou as duas principais centrais sindicais (Força Sindical e CUT) para criar uma mobilização nacional pela mudança da política econômica do governo.


Texto Anterior: Agenda negativa: Alencar vê "maior crise social da história"
Próximo Texto: Base governista define como votará mínimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.