São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido reafirma deter Malvinas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Embaixada do Reino Unido divulgou ontem uma nota na qual reafirma a posição do país sobre a soberania das Ilhas Malvinas, parte do território britânico e conhecida em Londres como Falklands.
"Houve um recente interesse na referência às Ilhas Falklands contida no tratado constitucional europeu. Todavia, referências às Ilhas Falklands como território britânico no exterior constam, em termos idênticos, de tratados da União Européia desde a adesão do Reino Unido, em 1973. A posição do Reino Unido em relação à sua soberania sobre as Ilhas Falklands é bem conhecida."
O texto da Constituição Européia, em processo de aprovação entre os países-membros da União Européia, lista vários territórios que faziam parte dos antigos impérios -inclusive as Malvinas, pelas quais a Argentina foi à guerra em 1982, numa invasão que foi derrotada por uma força expedicionária britânica.
Na declaração final da cúpula em Brasília há um protesto contra a inclusão das Malvinas como parte do Reino Unido na nova Constituição da UE, e um pedido de discussão sobre a soberania.
Historicamente, o Brasil apóia o pleito argentino sobre as ilhas. O chanceler argentino, Rafael Bielsa, foi criticado pela imprensa de seu país por sua demora em reagir ao reconhecimento das ilhas Malvinas como território britânico pela nova constituição da UE.


Texto Anterior: Oriente próximo: Chávez pede mais espírito humano na cúpula
Próximo Texto: Mercosul e Golfo fazem parceria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.