São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraquiano diz que a ocupação dos EUA é temporária

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diante de uma platéia de países críticos da ocupação anglo-americana no Iraque, o novo presidente do país, Jalal Talabani, justificou ontem a presença militar dizendo que ela é temporária.
"Queremos chegar ao dia em que alcançaremos a independência total, quando não haverá mais tropas estrangeiras ocupando nosso território", afirmou Talabani, durante reunião dos participantes da Cúpula América do Sul-Países Árabes, mediada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Talabani pediu a palavra, mesmo após já ter falado, para fazer um "esclarecimento". Lula concordou. Fez isso para responder a países árabes como Líbia, Síria e Sudão, opositores da intervenção liderada pelos EUA.
Talabani lembrou, em sua defesa, que a ocupação militar está respaldada por resoluções da ONU e que o governo iraquiano, escolhido no mês passado, tem autonomia para determinar a saída dos ocupantes quando quiser.
"Concordamos em colocar um fim a esta ocupação. Chegará o dia em que ela não será mais necessária", afirmou. (FZ)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Família de engenheiro entrega carta à cúpula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.