São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro cita Lênin e música que foi censurada

DA SUCURSAL DO RIO

Ao dizer que a oposição sofre da "doença infantil do direitismo", o ministro da Casa Civil, José Dirceu, parodiava Vladimir Ilicht Lênin (1870-1924).
Em 1920, o líder soviético escreveu o livro "Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo", no qual tenta resumir as lições que o Partido Bolchevique tirou do seu envolvimento em três revoluções no espaço de 12 anos.
O Partido Social-Democrata Russo, que iniciou a Revolução de 1917, era dividido nas correntes bolchevique e menchevique. A primeira era mais radical, e a segunda pregava a negociação com setores burgueses.
Dirceu fez ainda citação bíblica, presente em verso da canção "Cálice", censurada pela ditadura (1964-85), do hoje ministro Gilberto Gil e de Chico Buarque. "Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice", narra o apóstolo Marcos.


Texto Anterior: Líder petista pressiona Lula por saída de Aldo
Próximo Texto: Rumo a 2006: PMDB fará na TV críticas ao governo Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.