São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessão começa tensa e acaba amena

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O depoimento de Silvio Pereira começou tenso, com bate-boca entre os senadores e plantão médico na CPI, mas arrefeceu após o segundo intervalo. O ex-secretário do PT deixou a sala cambaleante, apoiando-se no presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), mas voltou melhor, munido de um frasco verde.
Silvio chegou à CPI cabisbaixo, falando em voz baixa e com um curativo na mão esquerda. Na abertura da sessão, Efraim leu trecho do laudo encaminhado pelo ex-petista no qual dizia que estava sofrendo de estresse e depressão.
O quadro de Silvio foi alvo de uma série de perguntas. Abatido, disse que tomou medicamentos durante a crise do mensalão e rebateu as insinuações de que teria se automedicado no intervalo da sessão: "É suco de limão!", disse, referindo-se ao frasco que levava. Durante a sessão, só bebeu café.
O Senado destacou uma junta médica para monitorar Silvio, mas este dispensou o exame. À distância, o psiquiatra José Mário Simil avaliou: "Ele parece bem, não vejo nada de anormal".
O ex-petista foi alvo de ironias sobre sua perda de memória: foi perguntado se era "doido", se sofria de amnésia ou de mal de Alzheimer. Recusou-se a responder, mas discorreu sobre seu "auto-isolamento" após ter deixado o PT e o arrependimento por ter aceito uma Land Rover de presente. Disse ter devolvido o carro.
O ex-secretário do PT irritou a oposição ao recusar-se a assinar um termo de compromisso de que falaria a verdade. A negativa gerou um bate-boca entre Efraim e a líder do PT na Casa, Ideli Salvatti (SC). Efraim também se exaltou diante das afirmações de Silvio que não sabia distinguir o que era fato do que era fantasia: "O sr. acha que somos bestas?"
No final da sessão, num clima mais ameno, Efraim provocou risos ao anunciar o lançamento do livro do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre "Renda Mínima".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Lula autoriza exibição de cenas externas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.