São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA DO ESTADO
Encontro começa hoje e será aberto por FHC
Fórum no Rio busca idéias contra efeitos da globalização no Brasil

da Sucursal do Rio

Encontrar idéias para vencer o risco de que aumentem as desigualdades no Brasil por causa da globalização será um dos objetivos do 10º Fórum Nacional, promovido pelo Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos).
O encontro começa hoje, no Rio, e será aberto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
O ex-ministro do Planejamento (governos Médici e Geisel) João Paulo dos Reis Velloso, coordenador-geral do fórum, disse que a modernização do Brasil não pode se restringir aos fatores econômicos. Para ele, ou essa modernização abrange também as questões sociais e políticas, ou "não haverá modernização".
O ex-ministro disse que "a globalização é um fato, é o ambiente econômico do mundo e temos de conviver com ela". Partindo desse princípio, caberia à sociedade brasileira encontrar saídas para que essa convivência não venha acentuar ainda mais os problemas já existentes no país.
Segundo Reis Velloso, desde a sua primeira edição, em 88, o fórum tem como foco a busca de propostas para a modernização do Brasil. Naquele ano, foram discutidas propostas para a abertura econômica e a reforma do Estado.
O primeiro momento de implementação dessas propostas teria começado em 90, no governo Collor. O segundo, na avaliação do ex-ministro, só no ano passado.
Outro tema atual debatido com grande antecedência pelo fórum foi a criação de uma zona de livre comércio nas Américas.
O fórum realizou seminários sobre o tema em 91 e 94, mas ele só entraria na agenda dos países da região em 96, com a proposta de criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
O tema escolhido para o encontro deste ano foi "O Brasil e o Mundo no Limiar do Século 21". O discurso de FHC será sobre "O Brasil no Limiar do Novo Século".
O fórum será realizado na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de hoje até quinta-feira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.