São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST abre hoje congresso e faz campanha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) quer aproveitar o seu 5º Congresso Nacional, que começa hoje e vai até sexta-feira em Brasília, para relançar uma campanha pela definição do limite máximo da propriedade da terra no país.
O movimento também revelará a pelo menos 15 mil integrantes o conteúdo de uma reunião sigilosa, ocorrida em agosto de 2002, com o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na época, no auge da campanha eleitoral, Lula procurou representantes de movimentos e entidades do campo e os convenceu a tirar das ruas a campanha pela emenda constitucional que limita o tamanho da propriedade.
Lula foi direto, segundo relatos de alguns dos presentes. Disse que aquela discussão poderia prejudicá-lo.
E, ao sugerir uma troca de favores, usou o termo "canetada" para dizer que faria uma reforma agrária rápida e tranqüila.
Agora, o movimento quer denunciar o que, nos bastidores, chamam de "rasteira" passada por Lula.
Oficialmente a campanha deve ser relançada no fim de julho. Até lá, será definido o tamanho limite de propriedade a ser defendido. (ES)


Texto Anterior: Estados terão áreas específicas para assentamentos
Próximo Texto: Campo: Família acampada não terá garantia de acesso a terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.