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Partido prioriza
eleitorado
dos "grotões"
DA REPORTAGEM LOCAL
A estratégia de campanha
presidencial do PT prevê o ataque ao que considera um calcanhar-de-aquiles da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva,
sua dificuldade em entrar no
eleitorado dos "grotões". De
acordo com documento de
campanha petista, haverá uma
política específica para o eleitorado dos municípios com até
20 mil eleitores.
Levantamento do partido indica que há 4.653 municípios
brasileiros nessas condições
(83,7% do total). Concentram
32.448.054 eleitores, ou 29,6%
do total (dados de 2000).
"Mesmo com o aumento significativo das intenções de votos em todos os segmentos,
precisamos desenvolver ações
específicas para melhorar nosso desempenho eleitoral no
segmento com menores intenções de votos [pequenos municípios"", afirma trecho do documento "Campanha dos importantes pequenos municípios", preparado pela Secretaria de Organização do PT.
De acordo com a última pesquisa Datafolha, o petista registrou sua maior queda nas cidades entre 10 mil e 20 mil eleitores, passando de 43% para 36%
das intenções de voto.
O PT aponta o "conservadorismo" dos grotões, onde o
acesso à informação seria mais
precário, como razão para o
desempenho comparativamente ruim de seu candidato.
O plano prevê "utilizar a mídia nacional enfatizando as políticas para os pequenos municípios" e "efetuar pesquisas
qualitativas e quantitativas para o segmento".
O PT pretende ainda sanar
uma deficiência estrutural, o
fato de não ter diretório organizado em nada menos que 2.518
municípios pequenos, que
congregam 15% do eleitorado.
Para isso, quer recrutar novas
lideranças. O comando lulista
reconhece, no entanto, que não
haverá tempo suficiente para
recuperar nesta eleição todo o
terreno perdido.
O partido prevê que 664 municípios muito pequenos, em
16 Estados, não devem ser atingidos pela campanha. "Mas só
representam 3% do eleitorado
nacional", diz o documento.
(FÁBIO ZANINI)
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