São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

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Partido prioriza eleitorado dos "grotões"

DA REPORTAGEM LOCAL

A estratégia de campanha presidencial do PT prevê o ataque ao que considera um calcanhar-de-aquiles da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, sua dificuldade em entrar no eleitorado dos "grotões". De acordo com documento de campanha petista, haverá uma política específica para o eleitorado dos municípios com até 20 mil eleitores.
Levantamento do partido indica que há 4.653 municípios brasileiros nessas condições (83,7% do total). Concentram 32.448.054 eleitores, ou 29,6% do total (dados de 2000).
"Mesmo com o aumento significativo das intenções de votos em todos os segmentos, precisamos desenvolver ações específicas para melhorar nosso desempenho eleitoral no segmento com menores intenções de votos [pequenos municípios"", afirma trecho do documento "Campanha dos importantes pequenos municípios", preparado pela Secretaria de Organização do PT.
De acordo com a última pesquisa Datafolha, o petista registrou sua maior queda nas cidades entre 10 mil e 20 mil eleitores, passando de 43% para 36% das intenções de voto.
O PT aponta o "conservadorismo" dos grotões, onde o acesso à informação seria mais precário, como razão para o desempenho comparativamente ruim de seu candidato.
O plano prevê "utilizar a mídia nacional enfatizando as políticas para os pequenos municípios" e "efetuar pesquisas qualitativas e quantitativas para o segmento".
O PT pretende ainda sanar uma deficiência estrutural, o fato de não ter diretório organizado em nada menos que 2.518 municípios pequenos, que congregam 15% do eleitorado.
Para isso, quer recrutar novas lideranças. O comando lulista reconhece, no entanto, que não haverá tempo suficiente para recuperar nesta eleição todo o terreno perdido.
O partido prevê que 664 municípios muito pequenos, em 16 Estados, não devem ser atingidos pela campanha. "Mas só representam 3% do eleitorado nacional", diz o documento.
(FÁBIO ZANINI)


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