São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À BEIRA RIO

Área fica em Porto Murtinho

Zeca do PT estadualiza via que leva a pesqueiro

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, estadualizou em novembro de 2003 a estrada, então municipal, que dá acesso a seu pesqueiro em Porto Murtinho (468 km de Campo Grande). Desde 1979, ocorreram apenas quatro casos de estadualização, dois deles em Porto Murtinho, cidade natal de Zeca, segundo o site oficial do governo.
A estadualização da estrada de acesso ao pesqueiro ocorreu por meio de lei proposta por petistas, aprovada na Assembléia Legislativa e sancionada por Zeca.
Após esse processo, o governo ficou autorizado a investir na conservação da estrada que não tem asfalto, mas é cascalhada e possui pontes recuperadas.
Já estradas na região nordeste, importantes para escoamento da produção agrícola, estão em más condições, reclamam produtores.
A via estadualizada dá acesso também a um destacamento do Exército, à colônia Ingazeira, onde, segundo a Prefeitura de Porto Murtinho, vivem 30 famílias, e ao menos outras dez propriedades rurais, segundo o governo.
Em junho de 2003, antes da estadualização, o governo investiu, segundo o site do Estado, "R$ 388 mil na restauração de pontos críticos de estradas vicinais, na construção e reformas de pontes, obra que atende a colônia Ingazeira", localizada próxima ao pesqueiro.
A Agência Folha pesquisou nos sites oficiais do governo e da Assembléia Legislativa quantas leis de estadualização de estradas municipais existem em Mato Grosso do Sul. Foram encontradas três, desde 79, envolvendo quatro estradas. O Estado foi criado em 77.
A reportagem localizou duas leis sancionadas por Zeca do PT e uma promulgada pelo presidente da Assembléia, Londres Machado (PL). Em 1988, Machado passou para controle do Estado uma estrada que liga Ribas do Rio Pardo a Santa Rita do Pardo.
A lei sancionada pelo governador em novembro de 2003, além de estadualizar a estrada de acesso a seu pesqueiro, de 91 km, fez o mesmo com a Estrada Velha de 89 km em Porto Murtinho.
Em janeiro deste ano, o governador estadualizou outra estrada em Maracaju (MS). A via passa por fazendas.
No caso da estrada de acesso ao pesqueiro, a lei foi proposta pelo deputado estadual Pedro Teruel (PT). Ele disse que atendeu pedido do prefeito de Porto Murtinho, Abel Nunes Proença (PT), que foi procurador-geral do Estado no primeiro governo de Zeca.
Enquanto Porto Murtinho, de 13.316 habitantes (Censo de 2000), teve sua estrada melhorada, produtores rurais de Três Lagoas (MS), de 79.059 habitantes, no nordeste do Estado, reclamam da falta de conservação de rodovias, tanto as do Estado como as do município. O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Domingos Martins de Souza, disse que são precários 90 km da MS-112 e mais de 300 km da MS-320, ambas estaduais.
Souza disse que, desde 1999, pede a recuperação das duas vias ao governo estadual. No município estão disponíveis 100 mil hectares para arrendamento, de área destinada ao plantio da soja.


Texto Anterior: No Planalto - Josias de Souza: Governo abre janela de oportunidade$ às telefônicas
Próximo Texto: Outro lado: Governador nega que se beneficie com a medida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.