São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Serra teve praticamente metade do número de contatos com o público do candidato da Frente Trabalhista

Ciro é o candidato que mais viaja pelo país

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidenciável do PPS, Ciro Gomes, tem andado nas nuvens. A constatação, longe de qualquer ofensa, é baseada em levantamento realizado pela Folha nas agendas dos candidatos desde 20 de julho. Ciro, que mais sobe nas pesquisas eleitorais, também foi o que mais teve contato direto com o eleitor e é o que mais tem voado para encontrá-lo.
Seu principal desafeto, José Serra (PSDB), que divide o terceiro lugar com Anthony Garotinho (PSB), com 11% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na quinta, fez praticamente metade dos contatos populares de Ciro. Foram 17 eventos nos quais o tucano participou de comícios, caminhadas ou reuniões em entidades.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que mantém a liderança nas intenções de voto, foi o que menos priorizou, no período, reuniões e eventos como carreatas ou comícios. No total, foram 16 atividades desse tipo. Lula gastou boa parte de seu tempo, principalmente na semana que passou, gravando programas para o horário eleitoral gratuito ou concedendo entrevistas para rádio e televisão.
Já Garotinho, embora tenha feito 19 aparições públicas, duas a mais que Serra, tem se dedicado a fazer campanha no Rio de Janeiro -das 19, 11 foram no Estado.

Estados
As andanças de Ciro podem ser bem exemplificadas com sua agenda de sexta. Ele percorreu mais de 2.200 quilômetros e visitou quatro cidades, duas em Minas Gerais e duas em Sergipe. Nas quatro manteve contato direto com os eleitores, por meio de caminhada, carreata ou comícios.
De acordo com a assessoria do candidato, esses contatos têm ajudado na ascensão de Ciro. A assessoria também disse que a partir da próxima semana a intenção é ir a até cinco cidades no mesmo dia. Uma equipe de produção acompanhará o candidato para que ele possa gravar os programas para o horário eleitoral em qualquer lugar que estiver.
Serra gastou boa parte de seu tempo participando de reuniões com lideranças políticas ou assessores para finalizar seu programa de governo. Nos contatos diretos com os eleitores, fez campanha no interior de São Paulo, corpo-a-corpo em Belo Horizonte e, na sexta-feira, participou de atividades em Recife e voltou para São Paulo para um encontro com profissionais da área da saúde.
Para José Roberto Vieira da Costa, um dos responsáveis pela comunicação na campanha do tucano, "a agenda de Serra é equilibrada". Costa disse que a partir da próxima semana o candidato irá dedicar boa parte de seu tempo à gravação dos programas eleitorais gratuitos, mas manterá um equilíbrio entre as gravações e os eventos de rua.
Garotinho tem viajado pouco pelos Estados. Henrique Peninha, seu assessor de comunicação, credita as poucas milhas do candidato à falta de recursos. "O Garotinho não quis receber contribuição de banqueiros e, com isso, passou a enfrentar dificuldades", Apesar delas, Peninha afirmou que o candidato irá retomar sua agenda de viagens.
As exigências das gravações em estúdio para o programa eleitoral gratuito, que consumiram boa parte do tempo de Lula nos últimos dias, deixaram o petista "angustiado para ganhar a rua", como define o coordenador da agenda petista, Gilberto Carvalho.
Carvalho afirmou que a partir da próxima semana Lula retomará uma agenda de viagens e contatos diretos com os eleitores.



Texto Anterior: Campanha: Se eleito, Ciro não descarta ida ao FMI
Próximo Texto: Imprensa: 80% dos leitores preferem versão impressa da Folha à eletrônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.