São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Poder ler em qualquer lugar é vantagem apontada

80% dos leitores preferem versão impressa da Folha à eletrônica

DA REPORTAGEM LOCAL

Passados três anos da proliferação no país de serviços noticiosos pela internet, o leitor da Folha prefere o jornal impresso à sua versão eletrônica.
Pesquisa da Datafolha com leitores da região metropolitana de São Paulo mostra que, dos entrevistados habituados a consultar o jornal tanto no papel quanto na tela, 80% preferem a primeira opção. A leitura no computador é considerada melhor por 17%, e 3% afirmam não ter preferência entre as duas modalidades.
Foram ouvidos 354 leitores entre os dias 15 e 25 de julho. Nenhum dos entrevistados manifestou interesse em deixar de assinar a Folha para acompanhá-la apenas pela internet.
Entre os que lêem as duas versões, 31% consideram que a maior qualidade da impressa é poder ser lida em qualquer lugar. Outras vantagens: possibilidade de visualizar o jornal todo (17%), notícias mais aprofundadas (17%), não perder tempo acessando a internet (10%) e leitura menos cansativa (7%).
Foram citadas como vantagens da consulta on-line: notícias mais atualizadas (42%), rapidez (10%), possibilidade de pesquisar o conteúdo de edições anteriores (5%) e de ler o jornal no trabalho (3%).
Metade (49%) dos entrevistados têm o hábito de acessar a internet. Desse grupo, 17% costumam ler a edição eletrônica da Folha pelo Universo Online -fatia equivalente a 8% do total.
Ainda que esteja arraigado o hábito da leitura do jornal em papel, 48% costumam consultar sites noticiosos ao longo do dia a fim de se manterem atualizados.
Instados a citar espontaneamente quais endereços costumam visitar, os mais mencionados foram UOL (25%), Folha Online (8%), Terra (8%), "Estado" (5%), iG (4%) e Globo.com (3%). Questionados se costumam acessar a FolhaOnline, 30% disseram que sim.

Informações de mercado
Um exemplo da preferência pela mídia tradicional são as tabelas com informações sobre o mercado financeiro publicadas diariamente no caderno Dinheiro.
Outra pesquisa do Datafolha, feita com leitores de São Paulo em 3 e 4 de julho, mostra que 44% costumam procurar esses dados no jornal impresso. Só 3% declaram buscá-los no site da Folha.



Texto Anterior: Ciro é o candidato que mais viaja pelo país
Próximo Texto: Audiência da Folha Online cresceu 97%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.