São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rejeição a petista cai 8 pontos, mas 34% ainda descartam o seu nome

DA REPORTAGEM LOCAL

A rejeição à prefeita Marta Suplicy (PT) caiu oito pontos percentuais em relação ao último levantamento, mas ela ainda continua sendo a segunda candidata mais impopular nesta eleição.
Marta tem a antipatia de 34% dos entrevistados nesta pesquisa Datafolha/Band. Em junho, tinha 42%. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) ainda é o que menos agrada ao paulistano. O levantamento apontou que 49% não votariam nele de jeito nenhum.
Já José Serra, do PSDB, continua com a menor taxa de rejeição entre os principais concorrentes: 11% manifestaram que o tucano não lhes agrada. A rejeição à candidatura da deputada federal Luiza Erundina (PSB) também caiu, passando de 25% para 20%. Doutora Havanir (Prona) tem a antipatia de 14%, Francisco Rossi (PHS), 10%, Paulinho (PDT) e Ciro Moura (PTC), 8% cada um.
A principal rejeição a Marta está entre os que têm nível superior de escolaridade (40%) e os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos (44%). Os moradores do centro também são os mais reticentes em relação às propostas de Marta: 44% não votariam nela.

PEA
A prefeita teve um crescimento expressivo nas intenções de voto entre os eleitores que não fazem parte da PEA (População Economicamente Ativa), ou seja, que não trabalham, como donas de casa, aposentados e estudantes. Nesse segmento, Marta cresceu 15 pontos percentuais e passou de 13% da preferência para 28%, enquanto Serra foi de 33% para 26%, e Maluf, de 28% para 20%.
Marta também ganhou a preferência dos eleitores que trabalham. Em junho, ela foi lembrada por 23% dos entrevistados e, agora, são 31% os que declararam que pretendem votar na prefeita. Serra e Maluf perderam eleitores entre os que fazem parte da PEA.
Uma das possibilidades de crescimento da preferência pela petista nesse segmento é o aumento de contratações com carteira assinada. Desde janeiro, de acordo com o Ministério do Trabalho, foram criadas mais de 1,2 milhão de vagas no país.


Texto Anterior: Marta passa Serra e lidera com 30%; Maluf tem 19%
Próximo Texto: Metodologia: Saiba como foi feita a pesquisa na cidade de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.