São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Tucano perde 5 pontos na corrida eleitoral e está em segundo com 25%; Erundina tem 7%

Marta passa Serra e lidera com 30%; Maluf tem 19%

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez desde o início da campanha eleitoral, a prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, assumiu a liderança isolada nas intenções de voto à Prefeitura de São Paulo, com 30%. O tucano José Serra vem a seguir, com 25%, e o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 19% das citações. A pesquisa Datafolha/Band foi realizada anteontem e ouviu 1.708 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que não há empate técnico entre os três primeiros colocados.
De acordo com o levantamento, Marta subiu dez pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada nos dias 24 e 25 de junho. Serra, que tinha 30% em junho, caiu cinco pontos percentuais, perda idêntica sofrida por Maluf, que tinha 24% de preferência dos eleitores paulistanos.
A quarta colocada na disputa é a deputada federal Luiza Erundina (PSB), que oscilou de 8% para 7%. A seguir vêm os candidatos Francisco Rossi (PHS), Paulinho (PDT), com 2% cada um, Ciro Moura (PTC) e Doutora Havanir (Prona), com 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%.
A rejeição à prefeita caiu de 42% para 34%. Serra é o menos rejeitado, com 11%, e Maluf, o que mais desagrada ao eleitor: 49% disseram que não votariam nele.
Marta também lidera na intenção de voto espontânea: questionados em quem votariam para prefeito, 24% disseram que desejam reelegê-la. Nesse tipo de aferição, Serra oscilou de 13% para 15%, e o índice dos que dizem espontaneamente que votarão em Maluf caiu de 19% para 13%.
O crescimento de Marta já havia sido captado pela pesquisa Ibope divulgada pela Rede Globo no dia 26 de julho. Na ocasião, o instituto divulgou que Serra havia caído de 30% para 24% e que Marta havia crescido de 16% para 23%. Maluf havia oscilado de 21% para 18%.
A melhora no desempenho eleitoral da prefeita acontece um mês depois de a campanha ganhar as ruas. O PT colocou cerca de 4.000 Kombis com cabos eleitorais para distribuir material da candidata e fazer uma espécie de censo nas residências. A intenção do partido é atingir 2 milhões de eleitores. Candidatos da oposição têm atacado o que consideram uma "campanha milionária" da petista, como destacou Luiza Erundina em debate na TV Bandeirantes, na semana passada.
Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, "neste momento da eleição, a visibilidade dos candidatos contribui muito para o resultado da pesquisa". Paulino também apontou outro componente que pode ter influenciado o eleitorado: o debate da semana passada, quando a prefeita foi alvo de ataque dos outros seis concorrentes. "Ela foi a que mais apanhou, e isso reforça, no eleitor, que a candidata tem importância." Paulino também acredita que esse ataque acabou contribuindo para "amenizar a imagem de arrogância" que os adversários procuram atribuir à prefeita.

Segmentos
A pesquisa Datafolha/Band mostra que a intenção de voto em Marta aumentou em quase todos os principais segmentos. Entre as mulheres, por exemplo, 30% se declararam favoráveis a dar um outro mandato à petista. Em junho, Marta só tinha 17% da preferência do gênero. A intenção de voto em Serra entre as eleitoras caiu de 33% para 25% e, no caso de Maluf, foi de 23% para 18%.
A prefeita melhorou sua performance entre os eleitores com renda até cinco salários mínimos. Ela ganhou dez pontos percentuais nesse segmento, passando de 20% para 30%, enquanto Serra perdeu cinco pontos: de 27% para 22%.
O tucano tem seu melhor desempenho justamente entre os eleitores mais ricos. No eleitorado com renda familiar acima de dez salários mínimos, Serra é o preferido de 39% (tinha 36% no levantamento anterior). Marta ganhou quatro pontos percentuais entre esses eleitores e tem a preferência de 27%. Maluf é o escolhido de 16% entre os eleitores de maior renda.
A prefeita também avançou entre os eleitores com nível superior de escolaridade, mas não o suficiente para reverter a vantagem de Serra. Mesmo perdendo nove pontos percentuais nesse grupo, o tucano ainda lidera, com 36% das intenções de votos. A prefeita ganhou 11 pontos percentuais e tem agora 29% da preferência, enquanto Maluf atinge 15%.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Rejeição a petista cai 8 pontos, mas 34% ainda descartam o seu nome
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.