São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGIME MILITAR

Comissão aprova indenização de R$ 100 mil a familiares de frei Tito
Trinta anos depois de ter se suicidado no exílio, devido a traumas provocados pela tortura, frei Tito de Alencar Lima teve ontem sua morte considerada responsabilidade do Estado e seus familiares receberão uma indenização de R$ 100 mil.
É o primeiro caso deste tipo aprovado pela Comissão Especial dos Mortos e Desaparecidos Políticos, depois da ampliação da lei por medida provisória em março deste ano.
"A ditadura militar de 1964 que se implantou no nosso país deixou marcas profundas. Nós sentimos na carne e na lama as angústias que nosso irmão passou", disse Nildes Alencar Lima, irmã de frei Tito, na Comissão.
O processo foi aprovado por unanimidade, sendo deferido pelo representante das Forças Armadas, João Batista Fagundes. "Tenho certeza de que este episódio hoje julgado servirá de advertência para que não se repitam em nossa história."
Para Suzana Lisboa, representante dos familiares na comissão, a reparação é ato de "justiça à família", mas os responsáveis "não podem ficar impunes".
O presidente da comissão, ministro Nilmário Miranda (Direitos Humanos), afirmou que a reparação da família de frei Tito representa uma "fronteira" na redemocratização do país.
Em março, medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou a lei sobre mortos e desaparecidos. Desde então, são reconhecidos aqueles que morreram em "conflitos armados" e que tenham se suicidado "em decorrência de seqüelas psicológicas".
Cearense, frei Tito, como era conhecido, foi preso em 1968 em Ibiúna (SP), durante o congresso da UNE. No ano seguinte, voltou à prisão e, do presídio Tiradentes, foi transferido para a sede da Operação Bandeirantes, onde foi torturado por três dias. Em 1970, frei Tito foi expulso do país. Foi encontrado enforcado em uma árvore no dia 10 de agosto de 1974, na França. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Amazonas: PF prende 20 acusados de desvio de verba
Próximo Texto: Agenda negativa: PF vai protestar durante passagem de Lula pelo Acre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.