São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

Reviravolta

Nelson de Sá

Não é à toa que Lula andava feliz como pinto no lixo desde o fim de semana, com os números das pesquisas de Duda Mendonça à mão.
Os números tornados públicos ontem mostraram, em manchetes por todo lado, do Jornal da Record ao UOL, que a aprovação de seu desempenho saltou nove pontos.
Causou impacto até no mercado financeiro, segundo avaliações diversas, como na agência Bloomberg:
- A Bovespa, do Brasil, teve o maior ganho entre as principais bolsas do mundo, com uma pesquisa que mostrou apoio crescente ao governo.
É a primeira vez que a avaliação sobe, após um ano em queda constante. No ensinamento do marqueteiro americano James Carvile, "é a economia, estúpido".
 
Mas havia mais números para Lula e seus petistas comemorarem. Da manchete do Jornal da Band, ontem:
- Pesquisa Datafolha/Band mostra reviravolta na disputa pela Prefeitura de São Paulo, cinco dias depois do debate da Band.
Depois do debate, mas também depois de um esforço publicitário pelas ruas de São Paulo, pela internet e ultimamente pelas rádios, Marta Suplicy deixou para trás José Serra e Paulo Maluf.
Já mal se recorda, provavelmente, do susto que tomou e deu em Lula e seus petistas, no mesmo Datafolha, um mês e meio atrás.
 
De todo modo, lá estava em destaque, no Jornal da Band, o eventual resultado de um segundo turno entre Marta e Serra: o tucano venceria por 52% a 38%.
Duda Mendonça e os milhões do PT têm um longo caminho a percorrer.

www.serra45.org.br
FINALMENTE Demorou, mas surgiu ontem o site de campanha de José Serra, reunindo os três partidos da coligação. No dia em que o tucano era ultrapassado na pesquisa Datafolha, o site destacava um levantamento do instituto GPP, com o título "Serra lidera"

Periferia
Na dianteira, Marta Suplicy e José Serra não saem da periferia.
Em destaque no site petista, ontem, "prefeita visita obra em parque da zona oeste". E o tucano, no site do PSDB, dizia que "a zona norte ficou abandonada nos três últimos governos".
O detalhe vai para a crítica de Serra, não só ao atual, mas ao governo de Paulo Maluf -que ameaça a ida ao segundo turno.

Marta e o metrô
Já Marta, em entrevista à CBN, foi ao ataque contra o governo estadual. Citou Bilhete Único, do Passa-Rápido, suas "marcas" em transporte, e bateu:
- Mas o mais importante é o metrô, que foi pouco construído nesses 12 anos de PSDB.
Atacou mais e repetiu, como sempre, que vai ajudar a construir o metrô. E passou perto de prometer que, num governo de Marta, seria diferente.

Bolsos vazios
Luiza Erundina, sem dinheiro do PMDB quercista, vai ter ainda mais dificuldade para preencher os seus cinco longos minutos de horário eleitoral.
O "Valor" destacou ontem que "a empresa que prestava serviços de comunicação" à candidata socialista foi-se embora.

Nova moda
O deputado federal Delfim Netto, da base governista, em seus comentários ontem no UOL News e "Valor", tripudiou sobre PSDB e PFL.
No site, falou em "inveja" do desempenho da economia. No jornal, atacou a "nova moda da oposição", referência à defesa, por FHC, de uma "pedagogia democrática" para a dívida, o que Delfim acha pouco sério.
Ironizou as táticas da oposição para "reorganizar-se depois de ter fracassado no esforço de fazer implodir o governo Lula".

BATISMO

www.adital.com.br
Frei Tito no site que leva o seu nome


Quem leu "Batismo de Sangue", de frei Betto, entende a emoção na lembrança da tragédia de frei Tito. Ontem se completaram 30 anos do suicídio na França, perseguido pelas imagens da tortura que sofreu aos 28 anos, acusado de dar suporte a Carlos Marighela.
Tito foi lembrado em Fortaleza, onde o presidente da Comissão Pastoral da Terra e outros abriram o Instituto de Educação para os Direitos Humanos Frei Tito. Foi lembrado em Brasília, onde a comissão de desaparecidos votou uma reparação, segundo "O Globo". E é lembrado há três anos pelo diferenciado site noticioso Adital, ou Agência de Informação Frei Tito para a América Latina.


Texto Anterior: Para ANJ, conselho pode vir a controlar imprensa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.