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Promotoria do Rio investiga contrato de prefeitura do PT
Administração de Nova Igaçu, na Baixada Fluminense, diz que licitação com agência de publicidade foi aprovada pelo TCE
O Prefeito Linbergh Faria (PT) pretende investir por volta de R$ 5 milhões em propaganda; valor é 281,1% superior ao do primeiro ano
ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO
O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro instaurou inquérito para investigar
contrato de publicidade de
R$ 5 milhões, pelo período de
um ano, firmado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, Baixada
Fluminense, administrada por
Luiz Lindbergh Faria (PT).
O valor representa um aumento de 281,1% no gasto em
propaganda na prefeitura comparado ao primeiro contrato da
gestão petista. Lindbergh pretende ser candidato à reeleição
no ano que vem e sonha tornar-se o nome mais forte do PT no
Estado, de olho na candidatura
ao governo do Rio em 2010.
O Ministério Público pretende apurar "a compatibilidade
entre o valor do contrato e o objeto licitado". A vencedora da licitação foi a agência de publicidade Dupla Criação, Comunicação e Marketing, cujo nome
fantasia é Agência Nacional.
Sua sede é em Campinas (SP).
Este é o último contrato publicitário firmado neste mandato de Lindbergh. A partir de
31 de julho de 2008, todas as
prefeituras estão proibidas de
veicular anúncios em razão da
lei eleitoral.
O contrato publicado no
"Diário Oficial" do município
em 22 de junho afirma que a
Agência Nacional vai "realizar
trabalhos de caráter educativo,
institucional, informativo e de
orientação social".
A principal campanha produzida pela prefeitura neste
ano tem como slogan "Oba,
obras!". Com outdoors, galhardetes, carros de som e anúncios
na TV, a administração divulga
as obras da prefeitura.
Os outdoors que lotam a cidade afirmam que já foram feitos 200 km de obras em drenagem, asfaltamento e iluminação na cidade. "Em Nova Iguaçu, é pouco papo e muito trabalho", diz o texto, cujo garoto-propaganda é o ator Sérgio Loroza, o Figueirinha do programa "A Diarista", da Rede Globo.
O município foi beneficiado
nesta semana pelo Ministério
das Cidades com verbas do PAC
(Programa de Aceleração do
Crescimento). O ministro Marcio Fortes foi à cidade assinar a
liberação de R$ 156 milhões do
programa para a cidade a serem
usados em obras de saneamento, drenagem, pavimentação e
redes de água.
A prefeitura afirmou, por
meio de sua assessoria, que a licitação que contratou a Agência Nacional foi aprovada pelo
TCE (Tribunal de Contas do
Estado) do Rio. Segundo a assessoria, "o valor corresponde à
execução de campanhas ao longo de um ano". A prefeitura disse ainda, em nota, que a campanha "Oba, obras!" "é a primeira
campanha de massificação feita em três anos".
Um dos sócios da Agência
Nacional, Paulo de Tarso Lobão Morais disse que o contrato
já foi "virado do avesso e nenhum problema foi encontrado". Segundo Lobão Morais, a
agência já atuou em "cerca de
20 Estados e municípios".
"O valor de R$ 5 milhões não
é necessariamente praticado.
Ele significa uma disponibilidade orçamentária. A prefeitura não se obriga a gastar esse dinheiro", disse.
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