São Paulo, terça-feira, 11 de setembro de 2007

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Promotoria do Rio investiga contrato de prefeitura do PT

Administração de Nova Igaçu, na Baixada Fluminense, diz que licitação com agência de publicidade foi aprovada pelo TCE

O Prefeito Linbergh Faria (PT) pretende investir por volta de R$ 5 milhões em propaganda; valor é 281,1% superior ao do primeiro ano

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro instaurou inquérito para investigar contrato de publicidade de R$ 5 milhões, pelo período de um ano, firmado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, administrada por Luiz Lindbergh Faria (PT).
O valor representa um aumento de 281,1% no gasto em propaganda na prefeitura comparado ao primeiro contrato da gestão petista. Lindbergh pretende ser candidato à reeleição no ano que vem e sonha tornar-se o nome mais forte do PT no Estado, de olho na candidatura ao governo do Rio em 2010.
O Ministério Público pretende apurar "a compatibilidade entre o valor do contrato e o objeto licitado". A vencedora da licitação foi a agência de publicidade Dupla Criação, Comunicação e Marketing, cujo nome fantasia é Agência Nacional. Sua sede é em Campinas (SP).
Este é o último contrato publicitário firmado neste mandato de Lindbergh. A partir de 31 de julho de 2008, todas as prefeituras estão proibidas de veicular anúncios em razão da lei eleitoral.
O contrato publicado no "Diário Oficial" do município em 22 de junho afirma que a Agência Nacional vai "realizar trabalhos de caráter educativo, institucional, informativo e de orientação social".
A principal campanha produzida pela prefeitura neste ano tem como slogan "Oba, obras!". Com outdoors, galhardetes, carros de som e anúncios na TV, a administração divulga as obras da prefeitura.
Os outdoors que lotam a cidade afirmam que já foram feitos 200 km de obras em drenagem, asfaltamento e iluminação na cidade. "Em Nova Iguaçu, é pouco papo e muito trabalho", diz o texto, cujo garoto-propaganda é o ator Sérgio Loroza, o Figueirinha do programa "A Diarista", da Rede Globo.
O município foi beneficiado nesta semana pelo Ministério das Cidades com verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O ministro Marcio Fortes foi à cidade assinar a liberação de R$ 156 milhões do programa para a cidade a serem usados em obras de saneamento, drenagem, pavimentação e redes de água.
A prefeitura afirmou, por meio de sua assessoria, que a licitação que contratou a Agência Nacional foi aprovada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio. Segundo a assessoria, "o valor corresponde à execução de campanhas ao longo de um ano". A prefeitura disse ainda, em nota, que a campanha "Oba, obras!" "é a primeira campanha de massificação feita em três anos".
Um dos sócios da Agência Nacional, Paulo de Tarso Lobão Morais disse que o contrato já foi "virado do avesso e nenhum problema foi encontrado". Segundo Lobão Morais, a agência já atuou em "cerca de 20 Estados e municípios".
"O valor de R$ 5 milhões não é necessariamente praticado. Ele significa uma disponibilidade orçamentária. A prefeitura não se obriga a gastar esse dinheiro", disse.


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