São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI dos Sanguessugas é marcada por discussão e votação é adiada outra vez

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Falta de quórum e desentendimentos entre governo e oposição impediram ontem, pela segunda vez consecutiva, realização da reunião da CPI dos Sanguessugas para votação de requerimentos, o que pode levar a comissão a encerrar seus trabalhos em dezembro sem investigar a relação do Executivo com o esquema.
A oposição queria avançar sobre o caso da tentativa de compra do dossiê antitucano por petistas, mas os governistas, além de esvaziarem a sessão, pressionavam para que a investigação se centrasse no suposto envolvimento de tucanos com a máfia.
O presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), foi acusado por integrantes da oposição de forçar o adiamento da reunião para a semana que vem. Ele esperou por 30 minutos -como determina o regimento- para que houvesse a presença mínima. Como só 16 parlamentares haviam registrado presença (eram necessários pelo menos 19), Biscaia encerrou a reunião.
"Para mim, Biscaia está atendendo a um pedido do governo", disse o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA).
O presidente da CPI acusou os colegas de fazer disputa política. "Sempre quis evitar isso", disse o petista, negando pressão do governo: "Não existe pressão de nada. Estou imune a isso."
A oposição fez um apelo para que ele remarcasse a reunião para a tarde. Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) chegaram a se reunir com Biscaia e, depois, anunciar que ele havia aceitado a proposta.
"Se eles disseram isso é mentira. Eu marquei a reunião para a semana que vem. Eles tentaram me convencer, mas não aceitei", disse Biscaia. "Eu não minto. Ele havia combinado comigo e com o Carlos Sampaio", rebateu Gabeira.
O presidente da CPI disse ter recebido, por meio de ligação telefônica, a segunda ameaça de morte.


Texto Anterior: Eleição 2006/Crise do dossiê: Justiça quebra os sigilos bancário e fiscal de empresário ligado a tucano
Próximo Texto: Justiça eleitoral 1: TSE manda "Veja" retirar outdoors com Alckmin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.