São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Ministério sustenta meta de beneficiários

O relatório da auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União foi enviado ao Ministério da Integração Nacional e a órgãos públicos federais envolvidos no projeto da transposição do São Francisco (Ibama, ANA, Ministério do Meio Ambiente).
Procurado pela Folha para comentar o resultado da auditoria do TCU, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, disse, por intermédio da assessoria de imprensa, que se pronunciaria sobre o tema na segunda-feira.
A assessoria informou que somente o ministro responderia por questões referentes ao projeto de transposição e que ele estava fora de Brasília. Ontem, o ministro estava em Caldas Novas (GO) participando de encontro do Conselho do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.
Ao TCU o Ministério da Integração confirmou a informação de que o universo de pessoas beneficiadas no Nordeste com a transposição corresponderá à estimativa já feita: 12 milhões de pessoas em 2025. Disse ainda que um sistema adutor para o agreste de Pernambuco aumentará o número de beneficiários do programa. "No geral, as recomendações do TCU são válidas e oportunas, embora, em sua maioria, já tenham sido objeto de avaliação e, inclusive, de processo de implementação parcial", alega o ministério.
A ANA disse ao TCU que não faria comentários sobre o relatório. Acrescentou que "estão sendo desenvolvidas ações que vão ao encontro das sugestões". Já para o Ibama, a ANA deve avaliar se os Estados terão as necessárias condições operacionais e financeiras ao projeto.
O TCU fez várias recomendações ao governo federal, entre elas a avaliação real do alcance do projeto e a elaboração de um plano integrado de ações da transposição com a convivência do problema das secas no semi-árido. (MD)


Texto Anterior: Transposição custará mais que o previsto, calcula TCU
Próximo Texto: STF abre ação contra Jader para apurar desvio de dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.